Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Rolamento daCambota gripou...

Ir para baixo 
+8
mariomcarvalho
Moutinho
FISTSxOFxFURY
webmonstro
ricasbeiro
Edgar
krieg
-SICKs-
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 3:30 pm

@jfvf123
ou Faustino

a coisa começou assim

-SICKs- escreveu:
Boas alguem pode dar aki uma ajuda

Fui à oficina aki da zona e o orçamento que me deram foi um pouco maluko entre 500 e 600€ visto ter de ir mudar a biela, o rolamento da cambota, o kit de juntas completo, Rolamento do carreto do motor de arranque (não existia), mudança do oleo e a respectiva mão de obra.

aceitam-se sugestões do que deva fazer ??

e respondi assim porque falaram em biela e rolamento...
Edgar escreveu:
Te mais que um rolamento Rolamento daCambota gripou... - Página 3 546328

talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota Rolamento daCambota gripou... - Página 3 546328

quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)

e digo rendimento entre aspas... porque normalmente só melhora o rendimento sonoro Rolamento daCambota gripou... - Página 3 796959



com 600€ comprava um motor Rolamento daCambota gripou... - Página 3 353512




depois apareceu o rolamento especifico e imagens duma coisa anormal...

e inicia-se outra conversa que era mais princípios de funcionamento da coisa... e nada tinha a ver com o rolamento partido... e nem se discutiu como aquilo aconteceu ou podia ter acontecido...


e depois apareces tu e tal...
que começa a ler a coisa pelo meio Rolamento daCambota gripou... - Página 3 680704

jfvf87 escreveu:

Se acredito que exista quebra de rendimento por falta de retorno de parte dos gases? Sim acredito, quase indeclinável a "olho nu" num motor 4T .

... ...

Cumprimentos
Faustino

retorno Rolamento daCambota gripou... - Página 3 680704 Rolamento daCambota gripou... - Página 3 680704
eu pensava que isso era nos motores a 2 tempos e que usam balão de escape...

mas não sou engenheiro ou piloto Rolamento daCambota gripou... - Página 3 909462

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
gustavo.ramos
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310




Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 3:49 pm

DiogoTé escreveu:
Só uma questão: Se a porca da biela se desapertar um pouco (sabe-se que isto acontece quando se dá acelerador muito rápidamente ao relantim e ouve-se um som metálico vindo do motor, como se algo estivesse a bater), e andar assim durante algum tempo, não pode também originar isto?

Desculpem a ignorancia.

Abraço

Diogo, quem te vendeu essa teoria pouco ou nada percebe de motores.

Se uma porca de biela se desapertar, em menos de nada com ou sem aceleração brusca a folga vai gerar uma vibração tal no conjunto que rapidamente se solta e é "ai jasus.." (com "a").

Acelerar rapidamente/alternadamente com brusquidão tem diversos efeitos, uns mais graves que outros que poderei exemplificar, mas no geral não traz beneficio. O ruido metalico que mencionas, "pode" ser o chocalhar da corrente de distribuição cujo tensor com a brusquidão não teve reacção suficientemente rápida para manter a tensão nas calhas. Isto não quer dizer que o tensor está danificado, apenas que a reacção não foi suficientemente rápida.

Sobre o escape, o efeito deste nos rolamentos com base num suposto amortecimento, não está fundamentado. Os rolamentos danificam-se por excesso de fricção causada por deficiente lubrificação.
Ir para o topo Ir para baixo
jfvf87
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310




Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 3:58 pm

Oh Edgar mil desculpas se te ofendi de alguma maneira. Não li a coisa a meio mas deve-me ter escapado qualquer coisa. Quando disse que não sou engenheiro ou piloto foi porque realmente não sou e porque mencionaste que quem te deu essa informação era alguém entendido no assunto.
Vou moderar um pouco os meus comentários antes que se inicie uma guerra por causa de um mal entendido.


Abraço
Faustino
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 4:13 pm

Peço desculpa pela minha arrogância na resposta Rolamento daCambota gripou... - Página 3 3438063878

e isto de ler e escrever... toma caminhos que por vezes são manipulados pela nossa (minha) disposição...


eu devia ter dito apenas:

"que nunca disse que um escapo pudesse fazer isto"
Spoiler:


por isso... eu é que devo pedir desculpa Rolamento daCambota gripou... - Página 3 3438063878
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
gustavo.ramos
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310




Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 4:24 pm

Edgar, tu é que avançaste com a ideia que esse rolamento da biela poderia ter-se danificado devido à utilização de escape menos restritivos. Mas não soubeste fundamentar, apenas assentaste a tua ideia no "diz que disse".

Isto é um forum de partilha de ideias e informação, se a informação que está a ser dada é incorrecta, deve ser corrigida para evitar "o diz que disse" e o disseminar de ideias erradas.

É como o exemplo:

P: Como é que é o aberto da cabeça de motor XPTO?
R: epah, isso é apertar até um bocadinho antes de partir!

(como é que se sabe o que é "um bocadinho antes de partir!? Deve ser depois de partir o primeiro...)

Faustino, não tenhas necessidade de moderar os teus comentarios, ninguém nasce ensinado...

Mas se acharem que questionar aquilo que não está fundamentado e induz em erro, é desnecessário....
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 4:33 pm

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 909462


DiogoTé escreveu:
Só uma questão: Se a porca da biela se desapertar um pouco (sabe-se que isto acontece quando se dá acelerador muito rápidamente ao relantim e ouve-se um som metálico vindo do motor, como se algo estivesse a bater), e andar assim durante algum tempo, não pode também originar isto?

Desculpem a ignorancia.

Abraço


Boas...

A porca que tem a fama de se desapertar é esta...
que fixa o contra balaço... e tem aquela anilha que se dobra a orelha, para garantir que não se desaperta...

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 CIMG1786


Não sei se é isto que queres dizer...
mas sempre que abrimos a tampa de lado do motor devemos sempre verificar como está a anilha e se necessario dar uma marteladazita na orelha da gaja...

pelo que conheço esta é a tal porca que eventualmente pode ganhar folga...
e talvez desapertar-se... no caso de desapertarem a porca não utilizarem uma anilha nova...

também há mais 2 porcas iguais na mesma zona... com uma anilha igual...
uma dentro do prato da embraiagem e outra por de trás do mesmo prato que fixa o carreto da cambota para o contra balaço...

são porcas e anilhas iguais ou muito parecidas à do pinhão de ataque...
e isto também pode acontecer no pinhão de ataque...


Por isso penso que deves ter percebido mal... e talvez Rolamento daCambota gripou... - Página 3 546328 estejas a referir-te a isto... ou esta porca...


ABR Rolamento daCambota gripou... - Página 3 919911

Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
DiogoTé
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
DiogoTé


Moto : Avó Té on steroids

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:01 pm

Edgar escreveu:
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 909462


DiogoTé escreveu:
Só uma questão: Se a porca da biela se desapertar um pouco (sabe-se que isto acontece quando se dá acelerador muito rápidamente ao relantim e ouve-se um som metálico vindo do motor, como se algo estivesse a bater), e andar assim durante algum tempo, não pode também originar isto?

Desculpem a ignorancia.

Abraço


Boas...

A porca que tem a fama de se desapertar é esta...
que fixa o contra balaço... e tem aquela anilha que se dobra a orelha, para garantir que não se desaperta...

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 CIMG1786


Não sei se é isto que queres dizer...
mas sempre que abrimos a tampa de lado do motor devemos sempre verificar como está a anilha e se necessario dar uma marteladazita na orelha da gaja...

pelo que conheço esta é a tal porca que eventualmente pode ganhar folga...
e talvez desapertar-se... no caso de desapertarem a porca não utilizarem uma anilha nova...

também há mais 2 porcas iguais na mesma zona... com uma anilha igual...
uma dentro do prato da embraiagem e outra por de trás do mesmo prato que fixa o carreto da cambota para o contra balaço...

são porcas e anilhas iguais ou muito parecidas à do pinhão de ataque...
e isto também pode acontecer no pinhão de ataque...


Por isso penso que deves ter percebido mal... e talvez Rolamento daCambota gripou... - Página 3 546328 estejas a referir-te a isto... ou esta porca...


ABR Rolamento daCambota gripou... - Página 3 919911


AH, é exactamente essa porca que eu me referia! Eu sabia que pedir desculpa pela ignorancia daria jeito :) Gustavo era esta porca que me referia, que já teve que ser apertada na minha mota.

E assim reformulando a questão, esta porca desapertada pode ou não originar o gripar dos rolamentos?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.obomvadio.blogspot.com
gustavo.ramos
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310




Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:08 pm

DiogoTé escreveu:

E assim reformulando a questão, esta porca desapertada pode ou não originar o gripar dos rolamentos?

Diogo, imagina essa porca "à solta" dentro do motor em funcionamento, um sitio super apertado, escuro e que por vezes nem tem espaço para passar um dedo! Com a força do motor em funcionamento, ao encontrar resistencia por uma porca (das grandes) solta vai estragar muita coisa, e acho que os rolamentos ainda são a menor das preocupações!

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 353512
Ir para o topo Ir para baixo
jfvf87
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310




Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:11 pm

Grande confusão que aqui vai.
Vou baralhar mais um pouco Suspect penso que o que o Diogo escreveu foi o que o Jonnhy já respondeu e o Gustavo já explicou.
Dá minha pouca experiência uma porca da biela não se desaperta assim com 3 cantigas até porque geralmente nestes motores são M8 com apertos superiores a 3.5 kilos/metro. O mais provável parece-me mesmo ser a diferença da força cinética que a/s arvore/s têm a baixa rotação e a aceleração brusca da cambota ser superior à força da tensão do tensor de corrente fazendo-o(tensor) encolher e até tirando temporariamente o motor do ponto. Saudável não deve ser. Mas parece-me que a causa pode ser o relantin muito baixo ou a mola do tensor ligeiramente pasmada ou por último normal Rolamento daCambota gripou... - Página 3 294891.
Se fosse folga pelo desaperto da porca ou folga nas capas não era preciso acelerações buscas para se fazer notar.

Espero não ter confundido e ter dito tudo correctamente.

Cumprimentos
Faustino
Ir para o topo Ir para baixo
DiogoTé
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
DiogoTé


Moto : Avó Té on steroids

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:16 pm

gustavo.ramos escreveu:
DiogoTé escreveu:

E assim reformulando a questão, esta porca desapertada pode ou não originar o gripar dos rolamentos?

Diogo, imagina essa porca "à solta" dentro do motor em funcionamento, um sitio super apertado, escuro e que por vezes nem tem espaço para passar um dedo! Com a força do motor em funcionamento, ao encontrar resistencia por uma porca (das grandes) solta vai estragar muita coisa, e acho que os rolamentos ainda são a menor das preocupações!

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 353512

Não é bem solta que me refiro, porque ela tem a tal anilha dobrada que não a deixa soltar-se totalmente, é mais "com folga". É que aquilo fazia um bater feio, como se a biela/pistão/etc andasse mais à solta. Daí a minha questão, não terá forçado demasiado os rolamentos?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.obomvadio.blogspot.com
gustavo.ramos
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310




Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:32 pm

DiogoTé escreveu:
gustavo.ramos escreveu:
DiogoTé escreveu:

E assim reformulando a questão, esta porca desapertada pode ou não originar o gripar dos rolamentos?

Diogo, imagina essa porca "à solta" dentro do motor em funcionamento, um sitio super apertado, escuro e que por vezes nem tem espaço para passar um dedo! Com a força do motor em funcionamento, ao encontrar resistencia por uma porca (das grandes) solta vai estragar muita coisa, e acho que os rolamentos ainda são a menor das preocupações!

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 353512

Não é bem solta que me refiro, porque ela tem a tal anilha dobrada que não a deixa soltar-se totalmente, é mais "com folga". É que aquilo fazia um bater feio, como se a biela/pistão/etc andasse mais à solta. Daí a minha questão, não terá forçado demasiado os rolamentos?

Obrigado

A anilha dobrada (freada) serve precisamente para evitar que a porca se mexa. Se for a anilha certa no lugar certo, tem uma posição unica (ou duas, se for a 180 graus) de montar, depois aperta-se a porca com o binário correcto, talvez até seja necessário utilizar loctite 243 ou 648 para colar a rosca, e no final é que se dobra a anilha de forma a encostar num das faces da porca. Se assim for, a por ca nao se vai mexer mais de onde está, precisamente porque a anilha impede de o fazer.

Mas se achas que ha qualquer coisa que não bate certo, o melhor é tirar ja essa tampa e olhar lá para dentro, porque pode ser uma bomba relogio.

O motor vibra mais que o habitual e aumenta a vibrção consoante a rotação?

Se a biela e pistao tiverem folga excessiva, a vibração vai ser crescente e provocar danos graves.

Sem ver, estou mais inclinado para um tensor de distribuição já cansado, mas o melhor é mesmo "dar uma vista de olhos".


Faz o seguinte, pega numa chave de fendas longa, segura o punho da mesma com a mão fechada, encosta o punho ao teu ouvido e a ponta da chave numa parte do motor com este a funcionar. Se tivere jeito e agilidade, com a outra maos acelera e desacelera para replicares o comportamento que mencionas, ou entao pede a alguem para te ajudar!

É o chamado estetoscopio mecanico e permite ouvir e identificar mais facilmente a origem do ruidos antes de se abrir o que quer que seja.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:34 pm

Boas;
Este tópico está a ficar uma "caldeirada" do catano...
DiogoTé, qual é o problema que te aflige?? Não vais perguntar qual o efeito de todas as porcas do motor num rolamento de cambota desfeito...
Ir para o topo Ir para baixo
DiogoTé
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
DiogoTé


Moto : Avó Té on steroids

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 5:52 pm

Gustavo, obrigado pela explicação. O problema não é com a minha mota e vais já perceber porquê em baixo.


Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Este tópico está a ficar uma "caldeirada" do catano...
DiogoTé, qual é o problema que te aflige?? Não vais perguntar qual o efeito de todas as porcas do motor num rolamento de cambota desfeito...

Johnny relaxa, as minhas questões não são para "temperar" a caldeirada, porque não estou a tirar dúvidas para os meus problemas mas sim para ajudar a perceber o que poderá ter acontecido.

Coloquei esta dúvida "apenas" porque conduzi esta mota (sim, a que agora é do a que rebentou os rolamentos) durante 500 kilometros. Fui buscá-la ao Algarve com o antigo dono, assisti a todas as intervenções mecanicas (que na verdade foi apenas uma, o antigo dono nem 2000 kilometros fez na mota). E quando li este tópico e tentei recordar-me o que poderá ter levado a isto, visto que a mota aparentemente estava OK, e lembrei-me de um som, era aquele ligeiro som que eu reconheci quando se acelevara com a mota ao relantim, um som que quase passava despercebido não me tivesse acontecido o mesmo.

Era esse o meu "problema", que provavelmente não tem nada a ver.

Gustavo, mais uma vez obrigado pela explicação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.obomvadio.blogspot.com
Johnny_1056
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 6:11 pm

Boas;
Não sei qual é o historial dessa moto, mas que ela não teve uma vida fácil, lá isso não. Ou foi usada à bruta ou não levou a manutenção devida.
Já referi o que pode ter levado a essa situação e quase de certeza que antes de chegar a este ponto já havia sinais disso.
Agora resta arranjar esse motor decentemente, ou mesmo arranjar outro.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 08, 2012 10:08 pm

A xt não tem porcas na biela , a cambota é "fechada" com a biela no sítio

só se for no caso da supertener aí sim são bielas abertas

é mais comum um freio do cavilhão mal montado se soltar do que alguem se esquecer
de apertar as porcas mas claro que tudo é possível

PAra mim ou o motor foi aberto e algo entrou ou uma falha de filtragem
ou o rolamento foi retirado e re-utilizado em vez de substituído por um novo
ou então algum defeito de fabrico(pouco provável)

se fosse falta de lubrificação haveria danos em outros componentes, capas de bielas, cilindro? arvore de cames ?
antes de danos nesse rolamento

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Rolamento daCambota gripou... - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rolamento daCambota gripou...
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: