Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Reforçar Chassis SUper Té 750

Ir para baixo 
+7
vitorcosta
Nuno_Dias
Marco F.
kita
Edgar
Johnny_1056
Guerra
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Guerra
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Guerra



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 10:40 pm

Não me fiz entender.
Quando estava a falar de "mecânicos" estava a querer dizer engenheiros! Os construtores/desenhadores das motos!
Ai Tristeza... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 449138
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 11:40 pm



...por este post lembrei-me de algo que ouvi em tempos. As Ténéres iguais á minha ( 3AJ ...no Brasil com outra designação) no brasil, são completamente diferentes a nível de contrução das feitas na europa. Muito mais frágeis no Brasil...será que as Super Tés tb não terão alguma diferença na construção que poderão dar nesse resultado de fracturas de quadros?? é que pelo que vejo, as quebras sem razao aparente são pricipalmente no Brasil... as outras têm sempre associadas algo que fez com que o quadro quebrasse...[/quote]

Aqui no Brasil nunca foi lançada a ténéré 660 , a antiga, mas as demais todas foram. Eu tive uma ténéré 600 com farois duplos, a diferença é que aqui o freio (travão) trazeiro não é com disco.

Tantos as ténérés daqui como as xt nunca tiverem problemas de quadro, são pau para toda obra, aguentam todo o tipo de desaforo...

Estes problemas de quadro temos nas superteneres 750...

Mas até BMW 1200 GS adventure vi quebrar quando em transporte , é tudo metal e solda senhores, nada muito alem disto, tirando os quadros especiais com injeção de aluminio ou ligas especiais..os demais são muito simples do ponto de vista construtivo e de materiais...
Ir para o topo Ir para baixo
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeDom Abr 22, 2012 11:47 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Zébuscapé, poruqe é que compraste uma moto que parte chassis???

Ao longo da vida conheci diversas Super Ténéré, algumas com utilizações bastante extremas e não conheço chassis partidos...

Vitorcosta, penso que as Ténéré 600 "iguais" à tua chegaram a ser feitas no Brasil, daí as diferenças.

No Brasil temos poucos modelos para opção e a supertenere usada é um dos melhores custo beneficios por aqui, mas isto sempre vem com um pouco de emoção, eu sempre achei a super uma supermoto...Achei uma em muito bom estado e dentro do preço que queria pagar, eu gosto de mecânica então me sinto tranquilo para mexer no carburador da mesma que é um dos principais problemas dela...

Para ter uma idéia minhas opções aqui eram DR 800 -1999, supertenere 750 - 1997, cagiva elefant 750-1995, Tiger 955i-2004 ( cerca de 50% mais cara que as demais). Eu já tive a Vstron DL 650 2009, moto excelente, mas aqui não tem abs e ainda é vendida o modelo antigo.. tenho até vergonha de colocar os preços das motos aqui para vocês...kkk

Sobre o tópico eu reafirmo... se for fazer off road reforçaria o quadro, mas o ser humano é um ser livre para fazer o que quizer Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 919911

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 12:54 am

zébuscapé escreveu:
... ...
tenho até vergonha de colocar os preços das motos aqui para vocês...kkk
... ...

Pois é... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 796959

eu pus o boneco a rir... mas não tem graça nenhuma Neutral


Pelo que sei... uma XT660R custa tanto no Brasil... como uma XT1200 Super Ténéré em Portugal Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 1130193320



@Guerra
o link da imagem é este:
http://s2.subirimagenes.com/fotos/4883336img4901.jpg


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Guerra



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 2:22 am

Continua a não aparecer.
Vai dar ao site onde tens as fotos guardadas. parece-me
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 2:39 am

Edgar escreveu:
zébuscapé escreveu:
... ...
tenho até vergonha de colocar os preços das motos aqui para vocês...kkk
... ...

Pois é... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 796959

eu pus o boneco a rir... mas não tem graça nenhuma Neutral


Pelo que sei... uma XT660R custa tanto no Brasil... como uma XT1200 Super Ténéré em Portugal Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 1130193320



@Guerra
o link da imagem é este:
http://s2.subirimagenes.com/fotos/4883336img4901.jpg


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 919911

Bueno..

Aqui uma xt 660R custa na moeda local que o REAL R$ 26.000,00 , sendo que U$ 1(americano) = R$ 1,85, agora façam suas contas... Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 572882858

não abre as imagens... tb estou curioso pela solução
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 10:47 am

agora deve dar para ver Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 449138

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Scaled.php?server=854&filename=quadrodaxtz750


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Luis Carrasco
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Luis Carrasco


Moto : XTZ 660 Ténéré "93

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 11:54 am

@Guerra

Também sou da corrente que não se devem fazer alterações no quadro, e que o mesmo é perfeitamente adequado a uma utilização sofTT.

Mas realmente há pessoal que se mete em sarilho e passa já para o hard TT e ai o material já não se aguenta. Mas não é por ser uma ST, é apenas porque o mesmo não foi originalmente desenhado para aquela utilização.

Até máquinas especificas para essa utilização por vezes têm problemas, quanto mais as outras.

No entanto se a utilização for mais deste género:

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Attachment


pode-te acontecer algo deste género:


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 116802884


O dono dessa ST optou por algo deste género:

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 117542803


Podes ver algures por aqui:


http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=1488&page=34

Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 23, 2012 12:18 pm

Conheço a historia dessa ST que partiu o quadro Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 449138


é de 1993 e tinha quase 100 mil kms
tendo feito 70 mil kms em estradas Russas
e muitas viagens em estradões e em alcatrão em mau estado...

O quadro partiu-se a andar em Cidade Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 964551

Podemos ver aqui outro relato:
http://www.xtz750.com/index.php/super-tenere-owners-forum/viewtopic.php?f=46&t=3891&hilit=frame


Existe montes e montes de relatos destes...
Não querendo ser chato... mas historias destas são aos montes pelos foruns da ST


Motas que fazem só estrada não há relatos de quadros partidos...
mas para quem anda fora de estrada é comum eles partirem!!! e são todos casos na Europa Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 37087



Se partem ou não??? nunca parti nenhum Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 645491
se o retificador projectado pelos mesmos engenheiros da ST anterior a 1993 é bom??? Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 546328
acho que não é Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 796959 todos acabam por berrar Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 449138


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 919911



Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 12, 2013 6:47 pm

Bom...

Volto a reabrir o assunto por uma simples, questão...

Estou aqui para fazer uma longa viagem dentro do país, coisa de uns 5 mil kms... o detalhe da viagem é que uns 1200 km são em estradas ruins...

Logo que comprei a moto eu apertei todos os parafusos e não vi nenhuma trinca visualmente nas soldas, mas a uns meses notei lascar um pouco de tinha junto a solda, não tenho feito nenhum grande absurdo com a moto além de andar nas nossas estradas esburacadas daqui...

Hoje peguei uma luz e fui revisar e estava lá a trinca visual, cerca de 30% da volta do tubo quadrado do lado da bateria, parecida com aquela foto anterior da ST no off road, mas somente pela parte traseira...entre o tubo quadrado e o motor...

Bom agora é recuperar.... na realidade o maior trabalho é desmotar o motor para poder ter um bom acesso....

Estou pensando em como fazer os reforços...

Até...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeTer Fev 12, 2013 11:40 pm

zébuscapé escreveu:
Bom...

Volto a reabrir o assunto por uma simples, questão...

Estou aqui para fazer uma longa viagem dentro do país, coisa de uns 5 mil kms... o detalhe da viagem é que uns 1200 km são em estradas ruins...

Logo que comprei a moto eu apertei todos os parafusos e não vi nenhuma trinca visualmente nas soldas, mas a uns meses notei lascar um pouco de tinha junto a solda, não tenho feito nenhum grande absurdo com a moto além de andar nas nossas estradas esburacadas daqui...

Hoje peguei uma luz e fui revisar e estava lá a trinca visual, cerca de 30% da volta do tubo quadrado do lado da bateria, parecida com aquela foto anterior da ST no off road, mas somente pela parte traseira...entre o tubo quadrado e o motor...

Bom agora é recuperar.... na realidade o maior trabalho é desmotar o motor para poder ter um bom acesso....

Estou pensando em como fazer os reforços...

Até...


Ora bolas... Neutral
OBR pela partilha Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 314851

ABR Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 314851
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 12:40 am

Olha ai uma fotos..


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Foto0188j


Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Foto0187q


Foto com mais zoom do local, ali não mostra mas a trinca segue no tubo quadrado por trás até metade ou seja, dos 4 lados tem 1,5 trincado.. e visível a olho nu..

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Foto0185m

Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Guerra



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 14, 2013 5:21 pm

O que me explicaram é que soldar ou reforçar a solda ás vezes corre mal, porque o ferro "destempera", causando um enfraquecimento em vez de um fortalecimento Neutral

Sinceramente continuo a achar que, sendo assim, então a solução é reforçar MUITO, ahaha

Mas pronto, ve-se aqui esta opção e parece-me sem dúvida o mais valente.
Dali não salta de certeza...
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 117542803
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
zébuscapé
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
zébuscapé



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 2:11 am

Bueno...

Vou usar um pouco do meu conhecimento metalurgico, se falar alguma bobagem, depois algum mais graduado em metalurgia pode esclarecer..

O material do quadro da super é açõ carbono e por tubo quadrado no local, deve ser o tal aço carbono "doce", ou o mais comercial possível , provavelmente do material comercial do perfil quadrado que é vendido no comércio, logo é para ter baixo carbono um 1020 da vida..., na realidade o que "endurece" é exatamente o material da solda que normalmente é mais nobre que o do tubo..

O quadro ser feito com tubo quadrado é , ao meu ver, um erro, pois esta forma suporta menos carga de torção e distribuir as mesmas de forma mais concentrada nos cantos, pelas fotos a espessura do tubo é muito pequena, se houver uma corrosão interna, o que é normal, já que ele não vem protegido por dentro e nem é selado contra possíveis entrada de umidade diminui isto com o passar dos anos diminui ainda mais a resistência...

Associado a isto temos ali o ponto de fixação do motor e se notarmos a má qualidade da solda, olhem a solda do tubo redondo com o tubo quadrado, a solda não tem uma boa forma visual, tem baixa penetração e muitos pontos de reentrancias, e bastante mordedura...

Tem bastante material sobre solda, aqui tem um link de um trabalho sobre soldas bastante simples e direto pagínas 50 tem fotos de mordedura..
http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2289098.PDF
Além disto a solda do suporte da bomba de gasolina indica uma poça de fusão com falha, a trinca ocorreu deste ponto até o canto da solda inferior no canto do tubo quadrado...
Se a solda do tubo redonto não tivesse a mordedura e ou a solda do suporte da bomba não tivesse a falta de fusão da poça o risco da trinca seria menor...
Em resumo as soluções que eu vejo são, esmerilhar as soldas em volta dos tubos quadrados , inspecionar os tubos quanto a trincas e refazer as soldas, tenho minhas dúvidas quanto a reforços, no máximo pela parte de dentro, quando reforçamos um canto pode é fazer outro ponto aparecer, e muita solda sim pode resultar em fragilidade...

No mais depois de consertar posto o resultado...

Mas se a Yamaha tivesse feito um serviço de soldagem correto, este tipo de falha seria muiiiito menor, trabalho com manuteção de plantas petroquímicas e posso falar um pouco a respeito, mas vale lembrar, que já vi quadro de bmw gs 1200 2010 quebrado e tb por falha na soldagem, assim como outras motos.....

Me lembro na época das bicicletas que tinha em casa e refiz todas as soldas de um quadro, pois as soldas de fabrica se desmontaram....


Uma outra coisa que notei é que há um indício de trincas na chamada ZTA zona térmicamente afetada nas regjões o que pode indicar um procedimento de soldagem que "queimou" o quadro, ou por uso de muita amperagem ou por um resfriamento brusco no processo..

de qualquerforma espero não ter que retirar o motor, pois senão serão umas duas semanas sem a moto.

e antes que perguntem, sim, eu havia reapertado todos os parafusos a uns 2 meses e não tinha trinca, o que fiz de diferente foi forçar a moto lateralmente para retirar as rodas e trocar os rolamentos, isto pode ter forçada em angulo o quadro eassociado a alguma microtrinca ter aumentado a mesma...

Ténéré para todos...
Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Star310
Guerra



Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 10:38 am

Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 656644

Você meu amigo, é a minha nova pessoa favorita Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Conteúdo patrocinado





Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Reforçar Chassis SUper Té 750   Reforçar Chassis SUper Té 750 - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reforçar Chassis SUper Té 750
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Super Lua & Super Tejo
» Super Tenere 2013 vs Super Tenere WorldCrosser 2013
» XT super té
» XTZ 750 Super Ténéré a 195 km/h
» Restyling na Super

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: