Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Control de bateria e regulador

Ir para baixo 
+3
Jorge
Edgar
Funcruiser
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Funcruiser
Control de bateria e regulador Star310




Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 10:55 am

Boas
Conforme prometido o control de bateria e regulador está pronto para testes e afinação de valores..
É um componente bastante pequeno e muito discreto, todo feito em componentes smd
A informação vai ser dada somente por um pequeno led de 5mm tricolor (poderá ser de 3mm ou 8mm)
Dará a seguinte informação :
Menor ou igual a 10.4V , led amarelo intermitente rápido
Entre 10.4V e 13V, led amarelo intermitente lento
Entre 13V e 14.5, led verde fixo
Entre 14.5V e 15V, led vermelho intermitente lento
Maior que 15V, led vermelho intermitente rápido

Estes valores ainda podem ser ajustados, agradecia que dessem a vossa opinião

Funcruiser
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Control de bateria e regulador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 12:04 pm

Control de bateria e regulador 546328
talvez eu fizesse esta escolha... e sem piscar Control de bateria e regulador 546328
Talvez.... não sei ao certo...


10,5 V ~ 12,4 V
12,5 V ~ 12,7 V
12,8 V ~ 14,5 V
14,5 V ~ 18,0 V



Control de bateria e regulador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Funcruiser
Control de bateria e regulador Star310




Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 8:29 pm

Boas
A questão dos valores (volts) e respectivas opções de cores é facil de alterar, é só uma questão software na programação do PIC, pelo menos enquanto não for selado á prova de agua, até se pode programar ao gosto pessoal
Vou testar com os valores e cores que apresentei e depois dou feedback.
Continuo á espera de mais sugestões

Funcruiser
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Control de bateria e regulador Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 8:41 pm

Edgar escreveu:
Control de bateria e regulador 546328
talvez eu fizesse esta escolha... e sem piscar Control de bateria e regulador 546328
Talvez.... não sei ao certo...


10,5 V ~ 12,4 V
12,5 V ~ 12,7 V
12,8 V ~ 14,5 V
14,5 V ~ 18,0 V



Control de bateria e regulador 919911

Acho que não percebeste que é apenas 1 só LED (tricolor) a fazer tudo aquilo, daí ter frequencias e cores diferentes. Control de bateria e regulador 37087

Se calhar tambem não ficava mal como o Edgar sugeriu, tipo Vuímetro com 4 ou + LED`s. Control de bateria e regulador 353512

Control de bateria e regulador 547227
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Control de bateria e regulador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 2:04 am

Sim eu percebi que era só um led Control de bateria e regulador 964551

mas por exemplo... desta forma vamos ter pouco informação:

Citação :
Entre 10.4V e 13V, led amarelo intermitente lento
Entre 13V e 14.5, led verde fixo

ou seja entre os 12,7 e os 12,8 que é onde temos normalmente a bateria quando a mota está parada...
e é este valor que queremos ter... para sabermos que está tudo bem com a carga da bateria...


Ou seja... o "Control de bateria e regulador" é apenas para controlar o rectificador...
e não dá informação de como está a bateria com a mota parada antes do starter Control de bateria e regulador 546328


Control de bateria e regulador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge
Control de bateria e regulador Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 10:04 am

Edgar escreveu:
Sim eu percebi que era só um led Control de bateria e regulador 964551

Control de bateria e regulador 919911

Control de bateria e regulador 47343

Afinal fui eu que não percebi que tu percebeste...epá ganda confusão. Control de bateria e regulador 796959

Control de bateria e regulador 353512
Ir para o topo Ir para baixo
Funcruiser
Control de bateria e regulador Star310




Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 1:08 pm

Boas
A ideia é ter uma noção do estado da bateria e do rectificar, a opinião do Edgar é valida
Quero mais sugestões para se chegar a uma optimização dos valores e respectivas cores.
A ideia de varios leds tipo vuimetro está fora de questão, já não gosto de discotecas, é do pdi Control de bateria e regulador 296550 Control de bateria e regulador 296550

Funcruiser
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Control de bateria e regulador Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 1:21 pm

Funcruiser escreveu:

...
A ideia de varios leds tipo vuimetro está fora de questão, já não gosto de discotecas, é do pdi Control de bateria e regulador 296550 Control de bateria e regulador 296550

Funcruiser

Control de bateria e regulador 945103
No meu caso é mais um problema de DNA... Control de bateria e regulador 72632

Com ou sem o que importa é que seja funcional...não entendo muito da matéria, mas estou de acordo com o Edgar...seria bom que obtivesse-mos ambas as leituras. Control de bateria e regulador 449138

Control de bateria e regulador 353512
Ir para o topo Ir para baixo
M4rco
Control de bateria e regulador Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 2:50 pm

LOL

Control de bateria e regulador 945103 Control de bateria e regulador 945103 Control de bateria e regulador 945103 Control de bateria e regulador 945103
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Control de bateria e regulador Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 2:57 pm

Boas;
Não me levem a mal, mas por muito que admire o empenho e dedicação das pessoas por este tipo de aparatos. Acho-os de utilidade bastante reduzida...
Quando o led vermelho acender é porque já se lixou alguma coisa... E o aparato não o consegue evitar...
O último regulador de tensão da TDM "fritou" a meio duma viagem de 600km e a moto estava com uma bateria nova e farta de andar nas semanas anteriores. Não foi o caso de ter a moto com bateria fraca, abandonada há meses e pegar nela para fazer essa tal viagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Funcruiser
Control de bateria e regulador Star310




Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 3:51 pm

Boas
O colega Jonhy tem razão, pois isto ainda não informa qual o dia que a avaria vai acontecer. Control de bateria e regulador 449138 Control de bateria e regulador 449138
Só que depois do regulador avariar muitas outras coisas vão estoirar começando pela bateria e outras coisas mais, quando podemos ficar só pelo regulador ou vice-versa.
Mas cada um é que sabe a carteira que tem e a utilidade que lhe deve dar Control de bateria e regulador 449138 Control de bateria e regulador 449138

Funcruiser
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Control de bateria e regulador Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 4:32 pm

Funcruiser escreveu:
Boas
O colega Jonhy tem razão, pois isto ainda não informa qual o dia que a avaria vai acontecer. Control de bateria e regulador 449138 Control de bateria e regulador 449138
Só que depois do regulador avariar muitas outras coisas vão estoirar começando pela bateria e outras coisas mais, quando podemos ficar só pelo regulador ou vice-versa.
Mas cada um é que sabe a carteira que tem e a utilidade que lhe deve dar Control de bateria e regulador 449138 Control de bateria e regulador 449138

Funcruiser

Concordo... E acrescento que acho uma brincadeira engraçada e a ser fácil de fazer, não me chateava de ter uma cena dessas. Para efeitos de monitorização apenas, pois resolver problemas em motas não é comigo! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Edgar
Control de bateria e regulador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 5:31 pm

Boas...

Eu pessoalmente faço sempre um controlo antes de iniciar uma viagenzeca maior Control de bateria e regulador 449138


Por exemplo... se tivesse um voltímetro na mota que me desse uma leitura de 15V em vez de 14,3V
era sinal que iria ficar a pé dentro de breves kms (talvez 100kms ou não sei Control de bateria e regulador 680704 )

mas iria falhar e ficar a pé...

se tivesse esta informação já não me metia em aventuras fora de estrada... e teria sempre o cuidado de poder facilmente pedir ajuda... ou então era altura de ligar o rectificador de reserva Control de bateria e regulador 296550

mas não evita a avaria...


é como termos a informação da pressão dos pneus Control de bateria e regulador 964551
também não evita furos Control de bateria e regulador 353512


Control de bateria e regulador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Control de bateria e regulador Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 7:18 pm

Boas;
Ora aí está Edgar! Acho extremamente sensato fazer um check-up a determinados componentes antes de embarcar numa viagem maior.
Agora esse invento, acho-o de utilidade bastante limitada, até porque o regulador pode deixar de funcionar de forma quase imediata como quando se funde uma lâmpada.
Geralmente o CDI "frita" quando já se fizeram anteriormente coisas que não se deviam ter feito. Porque assim que o regulador "frita", o que se passa é que a carga da bateria é sugada.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Control de bateria e regulador Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 7:49 pm

Pois... Control de bateria e regulador 964551

Pessoalmente vou apostar sempre na prevenção...
ou aquilo que chamo de manutenção preventiva...

Este verão devo montar um 2º rectificador na mota que vai ficar em stand by
e faço ideias de o ter em stand by muitos e muitos anos Control de bateria e regulador 796959
mas vou fazer isso... porque até pode não ser preciso...
mas trata-se de reforçar a minha autoconfiança para poder rolar sozinho no meio do nada...

Um voltímetro... não está nos meus planos como extra Control de bateria e regulador 546328

Control de bateria e regulador 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Control de bateria e regulador Empty
MensagemAssunto: Re: Control de bateria e regulador   Control de bateria e regulador Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Control de bateria e regulador
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Regulador xts de 90-xts96
» bateria?
» Bateria XT 600 E (4PT)
» Ficha regulador tensão
» Potencial problema com regulador Xt660Z

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: