Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Que acham desta Super Ténéré de 1991???

Ir para baixo 
+7
vitorcosta
Marco F.
marcoantonio
Pmvpires
Johnny_1056
Jorge
Duncan
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
marcoantonio
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 28, 2012 10:55 pm

qd puderes, da uma volta numa ... depois falamos Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 656644
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 12:36 am

Duncan escreveu:
Jomatos estou a ver que não é mota para mim... tenho 1.71m!! Só devo conseguir parar junto aos passeios!! Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 945103 Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 945103
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911

1,72m e 90kg e 3 anos de experiencia em 2 rodas ... tira conclusoes !!! Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 353512



(ok a mota nao é a mais facil de domar e em trialeiras pode ser um verdadeiro pesadelo/quebra-cabeças , mas como um bom amigo costuma dizer , gosto sempre do mais dificil !!! , e ele tem toda a razao , nao imaginas o prazer que é levar uma besta destas aos sitios que os pesos-pluma vao ... sempre apreciei o desafios !!! ... o truque para andares bem com esta menina no offroad é manteres o peso o maximo possivel na roda de tras , o que implica andares quase sempre em ''carga'' , algo facil de conseguir pois potencia é a rodos , unicamente tens de aprender a desbloquear o medo de acelerar em sitios que a partida te negarias a primeira vista !! )

mas nem sempre a coisa corre bem e por vezes a que sofrer Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 796959



Cumps Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 307869
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 9:49 am

é um bichinho dos diabos...adorei cada segundo que tive a minha ST.

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 10:13 am

Boas,

Ora aqui estão 2 Senhores (VitorCosta & MarcoF) dos que referi antes que conseguem andar com uma ST com se de uma XT350 se trata-se.

Para eles é facil devido a experiencia que têem, mas tambem é por causa dessa mesma experiencia que parece-me já não conseguirem pensar como um inexperiente.

É muito facil dizer que fazes assim e assado quando se tem a certeza do resultado final, mas para um gajo (eu por ex.) que já está preocupado em manter os 230kg na vertical, ouvir alguem dizer "dá-lhe gaz" a nós tipos de pouca experiencia, só vem uma ideia a mente...este gajo é maluco. Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 796959

Confesso que tenho pouca experiencia fora do alcatrão, mas continuo a dizer que este tipo de moto sem estar preparada para o efeito, não é para essas andanças, e estar a enterrar dinheiro para isso, compro outra para esse efeito.

Quem é que quer andar Offroad com 230 kg quando pode andar com 180 kg (XT por ex.)...só mesmo para encher-nos o ego.

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
vitorcosta
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
vitorcosta


Moto : XT600Z Ténéré

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 10:24 am

discordo...mesmo com 16 anos de Ténéré fora de estrada é-me fácil colocar na posição de maçarico...que aliado a um prazer enorme em transmitir o que sei e experimentei com a minha bichinha nestes longos anos dá-me até o privilegio e prazer de poder dizer que alguns dos actuais "prós" dos nomads e trailaventura iniciaram-se comigo no quintal arenoso e lameoso da Quinta do Conde/ Arrábida.

Aqui tens uma transcrição da minha opinião sobre a ST num outro fórum:

"A Super Ténéré é:
- Espectacular!!
- Brutal!!
- Um motão do caraças.

A Minha Té Vintage que não oiça...mas dá um prazer desgraçado rolar aos comandos desta mota.

A curvar ....só a posso comparar a uma thundercat que conduzi há uns anos. Leve, agil, potente...parece que se agarra ás curvas. É preciso ter atençao ao dosear o acelerador para a traseira não ultrapassar a roda da frente.

Em recta ... perguntem á rr que me tentava fazer comer poeira, uns segundos e a TéXL estava coladinha a ela - os 4,7s dos dos 0 100kms/h declarados de fabrica devem ajudar...e depois das 6000rpm???...ai ai só de falar dá saudade..

Conforto ... impecável, não é a RT que já tive, mas as carenagens cumprem perfeitamente a sua função. vibraçoes...algumas depois das 6000rpm, mas com o ronco que emana e as sensações que transmite...quem sente a vibrar?? Para Trail pura- ultrapassa o excelente.

Consumos...depende muito do nosso punho, em média na serra a velocidades comedidas - 6,8lts, mas também já me gastou 9,5 em autoestrada a velocidades fora da lei. Há relatos de ST com kits de carburador especificos a gastar 5,5l.

TT ... aqui fiquei supreendido!! Sempre disse que era uma mota muito boa para viagens mas em TT punha as minhas duvidas...devo um pedido de desculpas ao criador da ST - É UM TRACTOR DO CARAÇAS!! Dá um gosto bestial em TT comandar este peso pesado:

...na Areia nota-se bem o peso, á minima travagem ou desaceleração a frente tem tendencia para fugir e escorregar para os lados, pondo em cheque o controlo da situação. Alterando a suspensão dianteira talvez se consiga corrigir.

...em Lama o peso é uma vantagem, parece que rolamos em alcatrão é só dar gaz e controlar a roda traseira.

...com Pedra as suspensões dão bem conta do recado, amortecendo todas as chicotadas dadas pelo relevo. Parece uma cabra XXL .

...nos Estradões maravilha-nos!! A potencia disponivel para vermos o velocimetro a subir vertiginosamente poe-nos a babar. Agora entendo o gozo de, nas pistas do saudoso "Dakar", os concorrentes comprometerem a sua segurança em prol de voar baixinho com estas motas. Dá um gozo bestial fazer pistas de terra batida alternada com mini troços de areia ou pedra a velocidades perto dos 200km/h. É viciante...

Mesmo não sendo como a "cabra" Té 600 em offroad, oferece diferentes sensações que com a 600 não se consegue e em grandes viagens ultrapassa a Té 600 com alguma margem.


Entre as duas:
Opção para TT - Cabra Té 600 (XT600Z Ténéré)
Opção para Trail - TéXL (XTZ750 Super Ténéré)

Resumindo...

Prós:

Conforto - Fiquei supreendido pelo conforto fora de estrada (há muitos anos que não andava tanto tempo sentado fora de estrada em duas rodas).

Potencia - tem potencia disponivel para ultrapassar qualquer tipo de obstaculo e brincar á vontade quando a velocidade nos é permitida.

suspensões - ambas supreenderam, nunca chegaram ao fim do seu curso mesmo em condições adversas.

ciclistica - impecável para mota que é, em TT surpreende-nos muito pela positiva dando-nos uma sensação de rigidez necessária na transposição de qualquer tipo de obstaculo.

Altura - é uma Trail mais alta que o normal, embora esta caracteristica possa ser um entrave para pilotos com estaturas medianas, é excelente nos trilhos.

Contras:

Na areia - a direcção teria muito a ganhar com uma pequena alteração na carga da suspensão do conjunto dianteiro. Aconselhada pressão baixa/média na roda da fente para diminuir os riscos de fuga lateral de direcção. Talvez tb devido ao peso, quando foge...foge mesmo.

Em baixas rotações Com o escape de origem tem um pequeno poço de potencia em baixa rotação. Uma simples troca de escapes por um de rendimento apaga por completo essa caracteristica e dá uma nova vida ao motor.

Para novatos sem experiência: não aconselhável - a ST tem um motor rebelde e viciante mas que precisa de ser dominado."
Ir para o topo Ir para baixo
Duncan
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 11:01 am

vitorcosta escreveu:


Para novatos sem experiência: não aconselhável - a ST tem um motor rebelde e viciante mas que precisa de ser dominado."

Amigos só dei uma vista de olhos rapida porque não tenho muito tempo disponivel para responder, mas esta parte final deixa-me sempre a pensar que deve ser algo demais para mim para já Neutral Neutral Neutral

Mais tarde comento melhor...

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 11:08 am

HUMMM .. e uma xtz 660 teneré .. quem ja teve as duas poderá certamente indicar se será melhor escolha ..
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Nuno_Dias



Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 11:38 am

Eu já tive as duas!
Se compras a Teneré, vais gastar duas vezes e perder dinheiro! Também é alta, também é pesada etc...Ok menos uns kilos...mas não é relevante porque até uma mota de 150 kgs custa a levantar sozinho!
Com a ST na minha opinião ganhas em tudo! Perdes menos dinheiro se um dia fores vender, ganhas em conforto, motor, tec...e ficas logo com A MOTA!!!
Eu tive uma 660 e vendi ao fim de 8 meses ainda com garantia pois comprei nova....e porquê? Porque andava embeiçado pela Africa Twin, e decidi pela XTZ...Erro crasso. Pouco motor, suspensões muito softs, pouca velocidade de ponta....Perdi dinheiro e muito e comprei então a que queria.
Agora tenho a ST...e foi uma agradável surpresa. Estava indeciso entre AT e ST e pelos relatos havia diferenças, ainda que talvez pouco significantes, mas havia. Como já tinha tido 2 AT, queria algo diferente e com mais motor. Não me arrependo nada. A mota não é assim tão alta, só anda aquilo que quiseres, e consegues ter um binário excelente a rodar em 5ª a 80 Kms/H q não se passa nada, já para não falar que em maneabilidade surpreendeu-me MUITO...e vinha com pneus de tacos e quadrados....
Também faço offroad, e com esta conto fazer, ainda que coisas softs, e acho que vai ser relativamente fácil. Não é mota para trialeiras...Não foi concebida para isso....Apesar de o fazer.

Segue o coração...e se estas muito inclinado para a ST, não te vais arrepender. Se compras uma monocilidndrica vais ficar sempre com o pensamento que " a outra é que era"...e vai ser inevitável a troca ao fim de algum tempo.

just my 5 cents!
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 11:46 am

acho q o unico travao é mesmo a altura da mota ... às vezes o rebaixar 2/3 cms são o suficiente .. ha quem goste, e ha quem não goste ... se andar tipo99% em cidade, isso não será o maior problema, acho eu ..
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Nuno_Dias



Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 11:51 am

marcoantonio escreveu:
acho q o unico travao é mesmo a altura da mota ... às vezes o rebaixar 2/3 cms são o suficiente .. ha quem goste, e ha quem não goste ... se andar tipo99% em cidade, isso não será o maior problema, acho eu ..

Assim que as motas iniciam o andamento a questão da altura deixa de fazer sentido, e a maior parte das vezes não se nota e não faz diferença. E volto a dizer que a ST surpreendeu-me muito pela maneabilidade!
Mas pode sempre reduzir a esponja do banco. Tanta gente que faz isso. Assim não altera o comportamento/ciclistica da mota e resolve o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
marcoantonio
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310



Moto : XTZ 660 3YF

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 11:54 am

olha, essa é uma solução bem pratica e barata .. sem ter de mexer em ciclistica ... bem jogado mon ami Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 12:45 pm

@ VitorCosta

Amigo, tens toda a razão...ainda não tive o prazer de partilhar contigo uns trilhos, mas já tive com o MarcoF, i só tenho coisas positivas a dizer dele.

Quando fui com a malta fazer um Offroad, ele estava sempre presente em todas as situações por onde passei, ajudando-me com conselhos, tecnicas, entre outras. 5 estrelas. Mas eu (simples maçarico) não deixei de me sentir limitado, porque para alem de ter de dominar um "bicho" pouco conhecido até então, ainda tinha que dominar as adversividades do terreno.

Mas o que aqui se está a debater não é se é ou não possivel fazer-se com uma ST...é tar-se a tentar transmitir a uma pessoa pouco segura nesse campo, que esta é que é a moto certa para esse efeito.

Cada um sabe de si... mas comprar uma coisa, perceber depois que não se sente confiante e a solução depois ser andar a baixar a moto entre outras coisas...quanto a mim é errado.

A altura parece que não, mas acaba por ter influencia. Estou-me a lembrar do caso do Ricasbeiro...construío a moto dos seus sonhos, rolou com ela, mas o desconforto da altura acabou por surgir...rebaixou-a e a moto ficou com um aspecto ridiculo...voltou a coloca-la originalmente e agora tem que se aguentar a "bronca".

Pelo que percebi, o Duncan pretende uma moto para o dia-a-dia e algumas incursões fora de estrada...que melhor moto existe para esse efeito que não uma XT.

Duvido que haja alguem neste forum que se tenha iniciado em Offroad com um mastudante destes.

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911


Ir para o topo Ir para baixo
Duncan
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 12:49 pm

marcoantonio escreveu:
HUMMM .. e uma xtz 660 teneré .. quem ja teve as duas poderá certamente indicar se será melhor escolha ..

Pois... também já andei a ver esse modelo Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 353512

Já agora, quem tiver uma aceito opiniões... a altura ao solo é mais baixa do que na Super Té?!

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Nuno_Dias



Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 12:56 pm

Duncan escreveu:
marcoantonio escreveu:
HUMMM .. e uma xtz 660 teneré .. quem ja teve as duas poderá certamente indicar se será melhor escolha ..

Pois... também já andei a ver esse modelo Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 353512

Já agora, quem tiver uma aceito opiniões... a altura ao solo é mais baixa do que na Super Té?!

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911

Acho que não! A nova XTZ 660 não é de certeza e a antiga também não me parece!

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 29, 2012 1:00 pm

Duncan escreveu:
marcoantonio escreveu:
HUMMM .. e uma xtz 660 teneré .. quem ja teve as duas poderá certamente indicar se será melhor escolha ..

Pois... também já andei a ver esse modelo Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 353512

Já agora, quem tiver uma aceito opiniões... a altura ao solo é mais baixa do que na Super Té?!

Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 919911

A altura ao solo é maior (pouco), mas o banco é mais estreito. Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 353512
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Que acham desta Super Ténéré de 1991???    Que acham desta Super Ténéré de 1991???  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Que acham desta Super Ténéré de 1991???
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» XT 600 Z Ténéré (1983 - 1991)
» Protecções para a Ténéré / Super Ténéré / TDM900
»  Prazer nas XTZ 750 Super Tenere e Tenere 600
» Carenagens para Super Tenere 750 e XT 600 Tenere
» Ténéré & Super Ténéré no Rally Dakar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: