Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Biscates na Té

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
António Martins
Biscates na Té Star310
António Martins


Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

Biscates na Té Empty
MensagemAssunto: Biscates na Té   Biscates na Té Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 11:05 pm

Boas,

Tenho a minha Té no "estaleiro", toda nuazinha como veio ao mundo para fazer algumas alterações:

- Tenho uma fissura no cárter esquerdo por cima, junto ao motor de arranque, vou ver se consigo reparar sem abrir o motor, já levou solda líquida mas não resultou, vou desmontar o motor de arranque retirar o material, limpar e ver a viabilidade reparação sem abrir


- Limpeza do carburador e verificação das falanges (já está efectuado)

- Melhoria na iluminação: como sabem este modelo vem com 2 faróis sendo que o esquerdo está equipado com uma lâmpada H4 60/55W e o direito com uma lâmpada H1 55W, ora de origem em médios acende o farol esquerdo e em máximos acende o direito, a alteração que a malta faz logo é ligar um fio do farol direito ao esquerdo e fica com os 2 faróis a acender em máximos em simultâneo. Acontece que apesar desta alteração eu continuava a achar que a luz embora tivesse boa distribuição era algo fraca.
Fui medir com o multimetro e havia uma diferença de cerca de 1,3V entre a tensão da bateria e o valor que chegava às lâmpadas.
Em tempos tinha pensado em instalar xénon, mas algumas opiniões contraditórias e depois de medir a tensão, achei por bem efectuar outra alteração

Fiz uma instalação paralela com 2 relés um para os médios outro para os máximos, em que os fios que alimentam os relés vão directamente da bateria, protegidos obviamente por fusiveis, os fios que iam anteriormente às lâmpadas atracam agora os relés. Após a instalação experimentei a ligar e a diferença é notória, as lâmpadas acendem com muiiiiito mais intensidade, deixou de haver difença de tensão entre a bateria e as lâmpadas.

Biscates na Té Dsc0001mk.th
Pormenor da ligação à bateria, como sou um pouco exgaerado fiz a instalação com fio de 2,5mm, 1mm era mais do que suficiente...

Biscates na Té Dsc0002yy.th
Pormenor da caixa de fusiveis, 10A para a lâmpada de médios, 20A para os máximos (2 lâmpadas)

Biscates na Té Dsc0003ed.th
Pormenor das ligações, tudo com uniões e manga termoretrátil

Biscates na Té Dsc0005fd.th
Relés e fichas de ligação às lâmpadas

- Instalação de um botão de quatro piscas, a mota tinha um alarme que entretanto avariou e eu retirei toda a instalação com excepção do circuito que ia acender os 4 piscas sempre que activava o alarme, ora vou instalar um relé de piscas paralelamente ao relé de origem, já ensaiei e funciona às mil maravilhas, só me falta um interruptor para avançar com esta montagem.

Conforme evolução dos trabalhos vou postando aqui

Abr


Última edição por António Martins em Dom Fev 26, 2012 10:59 am, editado 8 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pmvpires
Biscates na Té Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Biscates na Té Empty
MensagemAssunto: Re: Biscates na Té   Biscates na Té Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 11:32 pm

Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520
Biscates na Té 919911 Biscates na Té 919911 Biscates na Té 919911 Biscates na Té 919911 Biscates na Té 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Moutinho
Biscates na Té Star310
Moutinho


Moto : BWS

Biscates na Té Empty
MensagemAssunto: Re: Biscates na Té   Biscates na Té Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 11:54 pm

Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520 Biscates na Té 444520

"Uma foto vale mais que mil palavras"
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Biscates na Té Empty
MensagemAssunto: Re: Biscates na Té   Biscates na Té Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Biscates na Té
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: