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| | XT faz poço em 5ª... | |
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Autor | Mensagem |
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sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: XT faz poço em 5ª... Sex Fev 10, 2012 7:27 pm | |
| Boas Pessoal! Há algum tempo a minha XT começou a "fazer poço" quando vou em 5ª por volta das 4500Rpm. A mota pega bem, puxa bem, so noto em recuperações em 5ª velocidade, quando passa nas 4500Rpm nota-se uma hesitação e depois continua a puxar. Falei com o meu mecânico, ele foi experimentar a moto sem eu lhe dizer qual era o problema e ele também notou o mesmo. Ele deu um toque no parafuso da mistura mas ficou na mesma, disse-me também que pode precisar de um gigleur de medida acima por causa do escape (mas quando meti o escape não me lembro de ter ficado logo com este sintoma) ou então rever a folga das valvulas. Alguém tem alguma situação parecida que me possa dar algum feedback? Obrigado e boas curvas | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Dom Fev 12, 2012 11:00 pm | |
| Boas... Já viste o estado do Filtro de Ar pela lógica da coisa se o escapo está mais aberto... e só agora começou a ter esse poço, não é certamente da gasolina... e se andou a mexer na mistura... não devia (acho eu ) ou seja: em equipa que ganha ou ganhou, não se mexe... se isso estava bom... e agora o tal poço apareceu... o problema pode ser dum consumível (filtro, vela, falanges...) pela lógica... era assim... Se esse poço sempre existiu... talvez um K&N... ou uma treta dessas seja a solução... Pela lógica... também arrisco dizer que esse mecânico já mexeu onde não devia... e que ele quer é ganhar algum com alterações... pois mecânico que se prese... aconselhava a pores um escapo adequado em vez de andar armado em "engenheiro construtor"... Há coisas estudadas para a XT600E... escapos da leo vince (mas não é um qualquer... tem que ser um com certificado de qualidade para a XT600E, e que até passa numa eventual inspecção periódica...) coletores da "não sei o quê " (uns que têm as curvas mais deslavadas, e com maior diâmetro) kit dyno jet e filtro da K&N @Sergio não leves a mal a ironia de algumas palavras mas se isso estava bom com a antiga regulação da mistura... e agora aparece esse problema, a regulação não se desapertou ou alterou-se sozinha... | |
| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Dom Fev 12, 2012 11:16 pm | |
| O escape montado é um Leo vince X3 especifico para a XT 600E e homologado para circulação na via publica. O que foi feito na mistura foi dar mais meia volta no parafuso, sendo a afinação original 1 volta e meia e +/- 1/2 volta este ficou com duas voltas. Já foi reposta a afinação original e ficou na mesma. O filtro e vela são novos, o escape tendo ou não o silenciador faz o mesmo. Ele falou-me na folga das valvulas também. Cheguei a tirar a torneira da gasolina para ver se havia entupimento e nada. Vou verificar a folga das valvulas para ver se está tudo correcto. Não levo a mal qualquer critica ou comentário. O mecânico em questão é Telmo Pereira, antigo campeão nacional de Superbikes e piloto Suzuki shell no mundial de resistência. Não se põe a questão de querer levar dinheiro com alterações pois na maioria dos serviços nem mão-de-obra pago, o escape nem foi a ele que comprei. O que é certo é que algo não está bem e o que me intriga mais é só notar em 5ª velocidade. Não percebo o que se passa ali, vou avançar com a verificação da folga das valvulas e depois se ficar na mesma tenho que continuar a investigar. Obrigado. Boas curvas | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Seg Fev 13, 2012 12:34 am | |
| boas... Então não mexeu na mistura mas sim no parafuso piloto... que é da mistura do relantim quando vamos a rolar acima das 4.000 isto pouco importa... por isso... sou da opinião que nesse ajuste, não faz sentido mexer na mistura nesse parafuso... ter uma volta e meia... ou duas vais dar ao mesmo... e ter 4 voltas e com se não existi-se ajuste... mas independentemente da Taça que tenha na oficina... não encontro lógica em mexer na mistura mexemos na mistura quando vamos para os países Norticos no inverno (por isso a agulha ter 5 posições) ou mexemos quando alteramos outras coisas... se é homolgado, não alteraram nada Ver válvulas é sempre recomendado... de tempos a tempos... tens o kit 15/45 de origem ?? Devias experimentar outra XT600E e ver se esse "poço" é comum ou não ABR | |
| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Seg Fev 13, 2012 6:30 pm | |
| Eu vou tentar explicar melhor. Quando meti o escape não mexi em nada, a moto estava bem como antes. Depois quando notei esse poço, notei também o relanti instável. Mexemos nesse parafuso para ver se o problema do relanti melhorava, caso melhorasse partia-se do principio que talvez exista uma entrada de ar que não devia existir. O relanti ficou um pouco mais alto mas mais estável, mas mesmo assim foi reposta a configuração original (cheguei a rolar com a moto e logicamente o dito poço mantinha-se). Foi então que ele falou no escape, eu por curiosidade tirei o silenciador e dei umas voltas em modo "Open" . Igual, fazia o mesmo. Sendo o escape especifico para a XT, partimos do principio que não vem dali qualquer problema, e quando foi montado estava bom. Fiz a revisão à motoreta, óleo, filtros e vela nova, tudo ficou na mesma. Agora as hipoteses que vêm à cabeça são afinar valvulas (que já estava para fazer de qualquer das formas) e vou mandar vir umas falanges pois parece-me ser o mais provável. Tenho uma relação de transmissão 15/42, visto que o perfil do pneu é bastante mais baixo a moto fica a esgotar muito rápido com 15/45 e ando sempre a fundo, com a relação que tenho poupo rotação e combustivel @Edgar Uma duvida que tenho é a seguinte: Visto eu notar o dito "poço" ou hesitação por volta das 4000/4500rpm não pode ter nada a ver com a membrana do carburador? Mas se tivesse não afectava o relanti pois não? Obrigado pela atenção | |
| | | Prud
Moto : Yamaha XT 600e
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Seg Fev 13, 2012 10:21 pm | |
| Boas a todos
Tive agora a ler este topico e tenho que discordar com o edgar em algumas coisas, é que com a montagem de um escape seja ele homologado ou nao, especifico para o modelo ou nao para se retirar todo o proveito que essa alteraçao possa trazer deve-se alterar a mistura(carboraçao) um exemplo bem pratico numa simples moto de enduro ou motocross a carborador seja ela a 2 ou 4 tempos deve sempre ajustar-se a carburaçao para o escape com riscos ate de a mota perder rendimento em baixas, medias ou altas.
Uma pergunta o porque de o kit de transmissao ir afectar o bom funcionamento do motor ao ponto de causar poço a certa rotaçao??
Cumps | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 9:36 am | |
| Boas... Com o teu ultimo texto, tudo se tornou mais claro o Telmo este muito bem pois esse parafuso serve para o ajuste da mistura doo 2º relantim - sergio_XT24 escreveu:
@Edgar Uma duvida que tenho é a seguinte: Visto eu notar o dito "poço" ou hesitação por volta das 4000/4500rpm não pode ter nada a ver com a membrana do carburador? Mas se tivesse não afectava o relanti pois não?
O relantim na XT não é afectado pela membrana Porque a XT 600 e a X350, têm dois carburadores... o primeiro carburador (ou carburador principal) não tem membrana, e é este que regula o relantim... regula o relantim e salvo erro até às 2500 rpm a partir das 2500rpm (mais coisa menos coisa) abre a borboleta do 2º carburador e o 2º carburador levanta a agulha com a membrana, e funciona de uma forma mais ou menos autónoma... o 2º carburador quase sempre o responsável por falhas em rotações mais altas Salvo erro... temos acesso à membrana tirando apenas o banco e deposito... ou pelo menos na XT350 temos é rápido dar um espreitadela (se assim for) depois podemos ver se o filtro (que alimenta a entrada e saída de ar para a membrana) está em bom estado e desentupido ou desobstruído... mas deve estar tudo bem... visto que é um problema entre 4000 e as 4500 O filtro é a peça preta na ponta tubo preto mais grosso ABR | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 10:26 am | |
| - Prud escreveu:
- Boas a todos
Tive agora a ler este topico e tenho que discordar com o edgar em algumas coisas, é que com a montagem de um escape seja ele homologado ou nao, especifico para o modelo ou nao para se retirar todo o proveito que essa alteraçao possa trazer deve-se alterar a mistura(carboraçao) um exemplo bem pratico numa simples moto de enduro ou motocross a carborador seja ela a 2 ou 4 tempos deve sempre ajustar-se a carburaçao para o escape com riscos ate de a mota perder rendimento em baixas, medias ou altas. Sim claro... a conversar e muitas vezes a discordar é que a gente chega a bom porto Sobre competição, Enduro, MX, e etc que são coisas feitas para andar no máximo 500 kms e nalguns casos 20 minutos e depois abre motores e muda isto e aquilo... eu não tenho opinião... Se mexer nestas coisas é bom ou não?? dou-te a minha resposta... (mas é a minha opinião pessoal ) Mexer é estragar o que está bem feito... mexer é tirar anos de vida ao motor... mexer é andar a inventar o que já foi inventado e existe pronto a ser comprado (KTM / WR / etc) e arrisco dizer, que todas as mexidas que fazem, nunca chegam a saber qual vai ser o seu resultado... pode ficar a andar mais, e mais rápido... mas fica melhor?? e a temperatura do cilindro vai continuar a mesma ?? visto que a explosão é mais forte !! @Prud, Já tinhas pensado nisto da temperatura ??? e qual será o resultadoa médio/longo prazo??? em 90% dos casos o resultado, acaba por ser um fim duma moda e compram um citroen saxo cup, e começa tudo novamente mas desta vez com "Nitro" Uma XT600E faz 200mil ou mais sem problemas... a mexer (ou esgravatar no motor) não sei - Prud escreveu:
Uma pergunta o porque de o kit de transmissao ir afectar o bom funcionamento do motor ao ponto de causar poço a certa rotaçao?? Não estava à espera desta pergunta Se tirares dentes na cremalheira vais criar poços na rotação... e até te arriscas (quase certo) a que a rotação não suba tanto como subia... se aumentares dentes na cremalheira, acabas com todos os poços... e se o aumento for muito grande, até podes arrancar em 3ª velocidade Se costumas andar de bicicleta... faz esta experiência: tenta andar devagar com a mudança mais baixa (cremalheira), e depois dá ao pedal com força quando fores devagar, e vê o poço que crias nas pernas ABR | |
| | | Avelino Carvalho
Moto : xt 600e
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 11:22 am | |
| Desculpem lá mas ainda não tive tempo para ler tudo por isso não posso falar concretamente. Deixo só a ideia de verificares a bomba do acelerador. Se esta não estiver a funcionar corretamente a tendência é que se notem os chamados "poços" de potência..... fica a ideia. abraço
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| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 5:24 pm | |
| Bomba do acelerador? Não estou a ver o que é... Não há por aí uma foto para me elucidar? | |
| | | Avelino Carvalho
Moto : xt 600e
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 6:46 pm | |
| a da xt em concreto nunca vi nem nunca desmontei. A bomba de acelerador (não sei se conhecem por outro nome) é o que manda o jacto de gasolina no carburador. se o jacto não for consistente origina os tais poços em certas rotações. espero estar a ajudar | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 10:35 pm | |
| @Avelino Carvalho deves querer dizer a Bomba de gasolina serve para bombear a gasolina para o carburador... umas motas têm uma bomba electrica... e outras como as Yamahas XTz têm por vácuo mas a XT600E ou a TT600 não tem bomba porque o deposito está acima dos carburadores... no caso das XT660Z ou da Super Ténéré 750 temos os ultimos litros de gasolina mais baixo que os carburadores... e necessita de uma bomba para bombear a gasolina mas a XT600E não tem Bomba | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 10:42 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Prud escreveu:
- Boas a todos
Tive agora a ler este topico e tenho que discordar com o edgar em algumas coisas, é que com a montagem de um escape seja ele homologado ou nao, especifico para o modelo ou nao para se retirar todo o proveito que essa alteraçao possa trazer deve-se alterar a mistura(carboraçao) um exemplo bem pratico numa simples moto de enduro ou motocross a carborador seja ela a 2 ou 4 tempos deve sempre ajustar-se a carburaçao para o escape com riscos ate de a mota perder rendimento em baixas, medias ou altas. Sim claro... a conversar e muitas vezes a discordar é que a gente chega a bom porto
Sobre competição, Enduro, MX, e etc que são coisas feitas para andar no máximo 500 kms e nalguns casos 20 minutos e depois abre motores e muda isto e aquilo... eu não tenho opinião... Se mexer nestas coisas é bom ou não?? dou-te a minha resposta... (mas é a minha opinião pessoal ) Mexer é estragar o que está bem feito...
mexer é tirar anos de vida ao motor...
mexer é andar a inventar o que já foi inventado e existe pronto a ser comprado (KTM / WR / etc)
e arrisco dizer, que todas as mexidas que fazem, nunca chegam a saber qual vai ser o seu resultado... pode ficar a andar mais, e mais rápido... mas fica melhor?? e a temperatura do cilindro vai continuar a mesma ?? visto que a explosão é mais forte !! @Prud, Já tinhas pensado nisto da temperatura ???
e qual será o resultadoa médio/longo prazo??? em 90% dos casos o resultado, acaba por ser um fim duma moda e compram um citroen saxo cup, e começa tudo novamente mas desta vez com "Nitro"
Uma XT600E faz 200mil ou mais sem problemas... a mexer (ou esgravatar no motor) não sei
- Prud escreveu:
Uma pergunta o porque de o kit de transmissao ir afectar o bom funcionamento do motor ao ponto de causar poço a certa rotaçao?? Não estava à espera desta pergunta
Se tirares dentes na cremalheira vais criar poços na rotação... e até te arriscas (quase certo) a que a rotação não suba tanto como subia...
se aumentares dentes na cremalheira, acabas com todos os poços... e se o aumento for muito grande, até podes arrancar em 3ª velocidade
Se costumas andar de bicicleta... faz esta experiência: tenta andar devagar com a mudança mais baixa (cremalheira), e depois dá ao pedal com força quando fores devagar, e vê o poço que crias nas pernas
ABR Ou um Peugeot 106 gti ou xsi | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 10:44 pm | |
| Ja agora edgar, na tua opiniao achas que mudar so as ponteiras de escape faz alguma diferença significativa?
Estou a pensar por um filtro conico pois pelo que dizem em cada revisao mudam o filtro de ar mas que se for um filtro conico basta lavá-lo. | |
| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: XT faz poço em 5ª... Ter Fev 14, 2012 10:58 pm | |
| - Gonças29 escreveu:
- Ja agora edgar, na tua opiniao achas que mudar so as ponteiras de escape faz alguma diferença significativa?
Estou a pensar por um filtro conico pois pelo que dizem em cada revisao mudam o filtro de ar mas que se for um filtro conico basta lavá-lo. Na minha opinião não punha um filtro cónico , se queres um filtro lavável é preferivel colocares um filtro de "caixa", tens opções Twin Air, K&N, etc. Os filtros cónicos são muito abertos e, segundo dizem, têm um maior impacto na durabilidade do motor (Maior desgaste dos segmentos e cilindro). Não falo por experiência pois uso filtro de origem. A mim aconselharam-me filtro de caixa caso quisesse optar por um filtro lavável, o motor respira melhor mas estes não são excessivamente abertos nem estão tão expostos a impurezas como os cónicos. Eu quando coloquei a ponteira notei a moto ligeiramente mais solta em baixa rotação, de resto ficou igual. Se tirar o silenciador ai sim noto, a moto fica muito mais rápida a responder mas perde velocidade de ponta, isto não sei se tem a ver com a carburação ou com o facto de perder pressão no escape. Se for um escape significativamente mais aberto certamente terás que alterar a carburação ou mapas de injecção. | |
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