Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 XT faz poço em 5ª...

Ir para baixo 
+2
Edgar
sergio_XT24
6 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
sergio_XT24
XT faz poço em 5ª... Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeSex Fev 10, 2012 7:27 pm

Boas Pessoal!

Há algum tempo a minha XT começou a "fazer poço" quando vou em 5ª por volta das 4500Rpm.
A mota pega bem, puxa bem, so noto em recuperações em 5ª velocidade, quando passa nas 4500Rpm nota-se uma hesitação e depois continua a puxar. Falei com o meu mecânico, ele foi experimentar a moto sem eu lhe dizer qual era o problema e ele também notou o mesmo. Ele deu um toque no parafuso da mistura mas ficou na mesma, disse-me também que pode precisar de um gigleur de medida acima por causa do escape (mas quando meti o escape não me lembro de ter ficado logo com este sintoma) ou então rever a folga das valvulas.

Alguém tem alguma situação parecida que me possa dar algum feedback?

Obrigado e boas curvas XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
XT faz poço em 5ª... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeDom Fev 12, 2012 11:00 pm

Boas...

Já viste o estado do Filtro de Ar Question Question

pela lógica da coisa XT faz poço em 5ª... 546328
se o escapo está mais aberto... e só agora começou a ter esse poço, não é certamente da gasolina...
e se andou a mexer na mistura... não devia (acho eu XT faz poço em 5ª... 546328 )

ou seja: em equipa que ganha ou ganhou, não se mexe...
se isso estava bom... e agora o tal poço apareceu... o problema pode ser dum consumível (filtro, vela, falanges...)
pela lógica... era assim...

Se esse poço sempre existiu... talvez um K&N... ou uma treta dessas seja a solução...


Pela lógica... também arrisco dizer que esse mecânico já mexeu onde não devia... e que ele quer é ganhar algum com alterações... pois mecânico que se prese... aconselhava a pores um escapo adequado em vez de andar armado em "engenheiro construtor"...

Há coisas estudadas para a XT600E...
escapos da leo vince (mas não é um qualquer... tem que ser um com certificado de qualidade para a XT600E, e que até passa numa eventual inspecção periódica...)
coletores da "não sei o quê XT faz poço em 5ª... 680704 " (uns que têm as curvas mais deslavadas, e com maior diâmetro)
kit dyno jet
e filtro da K&N


@Sergio
não leves a mal a ironia de algumas palavras XT faz poço em 5ª... 3438063878
mas se isso estava bom com a antiga regulação da mistura...
e agora aparece esse problema, a regulação não se desapertou ou alterou-se sozinha...


XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
sergio_XT24
XT faz poço em 5ª... Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeDom Fev 12, 2012 11:16 pm

O escape montado é um Leo vince X3 especifico para a XT 600E e homologado para circulação na via publica.
O que foi feito na mistura foi dar mais meia volta no parafuso, sendo a afinação original 1 volta e meia e +/- 1/2 volta este ficou com duas voltas. Já foi reposta a afinação original e ficou na mesma. O filtro e vela são novos, o escape tendo ou não o silenciador faz o mesmo. Ele falou-me na folga das valvulas também. Cheguei a tirar a torneira da gasolina para ver se havia entupimento e nada. Vou verificar a folga das valvulas para ver se está tudo correcto.

Não levo a mal qualquer critica ou comentário. O mecânico em questão é Telmo Pereira, antigo campeão nacional de Superbikes e piloto Suzuki shell no mundial de resistência. Não se põe a questão de querer levar dinheiro com alterações pois na maioria dos serviços nem mão-de-obra pago, o escape nem foi a ele que comprei. O que é certo é que algo não está bem e o que me intriga mais é só notar em 5ª velocidade. Não percebo o que se passa ali, vou avançar com a verificação da folga das valvulas e depois se ficar na mesma tenho que continuar a investigar.

Obrigado.
Boas curvas XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
XT faz poço em 5ª... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 12:34 am

boas...

Então não mexeu na mistura XT faz poço em 5ª... 546328

mas sim no parafuso piloto... que é da mistura do relantim XT faz poço em 5ª... 449138

XT faz poço em 5ª... Ajuste_parafuso_piloto

quando vamos a rolar acima das 4.000 isto pouco importa...

por isso... sou da opinião que nesse ajuste, não faz sentido mexer na mistura nesse parafuso... XT faz poço em 5ª... 546328

ter uma volta e meia... ou duas vais dar ao mesmo... e ter 4 voltas e com se não existi-se ajuste...
mas independentemente da Taça que tenha na oficina... não encontro lógica em mexer na mistura XT faz poço em 5ª... 645491
mexemos na mistura quando vamos para os países Norticos no inverno (por isso a agulha ter 5 posições)
ou mexemos quando alteramos outras coisas... se é homolgado, não alteraram nada XT faz poço em 5ª... 546328


Ver válvulas é sempre recomendado... de tempos a tempos...


tens o kit 15/45 de origem ??


Devias experimentar outra XT600E e ver se esse "poço" é comum ou não XT faz poço em 5ª... 546328


ABR XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
sergio_XT24
XT faz poço em 5ª... Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 6:30 pm

Eu vou tentar explicar melhor.
Quando meti o escape não mexi em nada, a moto estava bem como antes. Depois quando notei esse poço, notei também o relanti instável. Mexemos nesse parafuso para ver se o problema do relanti melhorava, caso melhorasse partia-se do principio que talvez exista uma entrada de ar que não devia existir. O relanti ficou um pouco mais alto mas mais estável, mas mesmo assim foi reposta a configuração original (cheguei a rolar com a moto e logicamente o dito poço mantinha-se). Foi então que ele falou no escape, eu por curiosidade tirei o silenciador e dei umas voltas em modo "Open" . Igual, fazia o mesmo. Sendo o escape especifico para a XT, partimos do principio que não vem dali qualquer problema, e quando foi montado estava bom. Fiz a revisão à motoreta, óleo, filtros e vela nova, tudo ficou na mesma. Agora as hipoteses que vêm à cabeça são afinar valvulas (que já estava para fazer de qualquer das formas) e vou mandar vir umas falanges pois parece-me ser o mais provável.

Tenho uma relação de transmissão 15/42, visto que o perfil do pneu é bastante mais baixo a moto fica a esgotar muito rápido com 15/45 e ando sempre a fundo, com a relação que tenho poupo rotação e combustivel XT faz poço em 5ª... 294891

@Edgar
Uma duvida que tenho é a seguinte: Visto eu notar o dito "poço" ou hesitação por volta das 4000/4500rpm não pode ter nada a ver com a membrana do carburador? Mas se tivesse não afectava o relanti pois não?

Obrigado pela atenção XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Prud
XT faz poço em 5ª... Star310
Prud


Moto : Yamaha XT 600e

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 10:21 pm

Boas a todos

Tive agora a ler este topico e tenho que discordar com o edgar em algumas coisas, é que com a montagem de um escape seja ele homologado ou nao, especifico para o modelo ou nao para se retirar todo o proveito que essa alteraçao possa trazer deve-se alterar a mistura(carboraçao) um exemplo bem pratico numa simples moto de enduro ou motocross a carborador seja ela a 2 ou 4 tempos deve sempre ajustar-se a carburaçao para o escape com riscos ate de a mota perder rendimento em baixas, medias ou altas.

Uma pergunta o porque de o kit de transmissao ir afectar o bom funcionamento do motor ao ponto de causar poço a certa rotaçao??

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
XT faz poço em 5ª... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 9:36 am

Boas...

Com o teu ultimo texto, tudo se tornou mais claro XT faz poço em 5ª... 449138
o Telmo este muito bem XT faz poço em 5ª... 314851
pois esse parafuso serve para o ajuste da mistura doo 2º relantim

sergio_XT24 escreveu:

@Edgar
Uma duvida que tenho é a seguinte: Visto eu notar o dito "poço" ou hesitação por volta das 4000/4500rpm não pode ter nada a ver com a membrana do carburador? Mas se tivesse não afectava o relanti pois não?

O relantim na XT não é afectado pela membrana

Porque a XT 600 e a X350, têm dois carburadores...
o primeiro carburador (ou carburador principal) não tem membrana, e é este que regula o relantim...
regula o relantim e salvo erro até às 2500 rpm

a partir das 2500rpm (mais coisa menos coisa) abre a borboleta do 2º carburador

e o 2º carburador levanta a agulha com a membrana, e funciona de uma forma mais ou menos autónoma...

o 2º carburador quase sempre o responsável por falhas em rotações mais altas XT faz poço em 5ª... 546328


Salvo erro... temos acesso à membrana tirando apenas o banco e deposito...
ou pelo menos na XT350 temos XT faz poço em 5ª... 546328

é rápido dar um espreitadela (se assim for)

XT faz poço em 5ª... CIMG4814

depois podemos ver se o filtro (que alimenta a entrada e saída de ar para a membrana) está em bom estado e desentupido ou desobstruído...
mas deve estar tudo bem... visto que é um problema entre 4000 e as 4500 XT faz poço em 5ª... 546328
O filtro é a peça preta na ponta tubo preto mais grosso

XT faz poço em 5ª... CIMG4828

ABR XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
XT faz poço em 5ª... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 10:26 am

Prud escreveu:
Boas a todos

Tive agora a ler este topico e tenho que discordar com o edgar em algumas coisas, é que com a montagem de um escape seja ele homologado ou nao, especifico para o modelo ou nao para se retirar todo o proveito que essa alteraçao possa trazer deve-se alterar a mistura(carboraçao) um exemplo bem pratico numa simples moto de enduro ou motocross a carborador seja ela a 2 ou 4 tempos deve sempre ajustar-se a carburaçao para o escape com riscos ate de a mota perder rendimento em baixas, medias ou altas.

Sim claro... a conversar e muitas vezes a discordar é que a gente chega a bom porto XT faz poço em 5ª... 353512

Sobre competição, Enduro, MX, e etc
que são coisas feitas para andar no máximo 500 kms e nalguns casos 20 minutos e depois abre motores e muda isto e aquilo...
eu não tenho opinião...
Se mexer nestas coisas é bom ou não?? XT faz poço em 5ª... 546328
dou-te a minha resposta... (mas é a minha opinião pessoal XT faz poço em 5ª... 37087 )
Mexer é estragar o que está bem feito...

mexer é tirar anos de vida ao motor...

mexer é andar a inventar o que já foi inventado e existe pronto a ser comprado (KTM / WR / etc)

e arrisco dizer, que todas as mexidas que fazem, nunca chegam a saber qual vai ser o seu resultado...
pode ficar a andar mais, e mais rápido... mas fica melhor??
e a temperatura do cilindro vai continuar a mesma ?? visto que a explosão é mais forte !! XT faz poço em 5ª... 37087
@Prud, Já tinhas pensado nisto da temperatura ???


e qual será o resultadoa médio/longo prazo???
em 90% dos casos o resultado, acaba por ser um fim duma moda
e compram um citroen saxo cup, e começa tudo novamente mas desta vez com "Nitro" XT faz poço em 5ª... 796959

Uma XT600E faz 200mil ou mais sem problemas...
a mexer (ou esgravatar no motor) não sei XT faz poço em 5ª... 645491


Prud escreveu:

Uma pergunta o porque de o kit de transmissao ir afectar o bom funcionamento do motor ao ponto de causar poço a certa rotaçao??

Não estava à espera desta XT faz poço em 5ª... 1130193320 pergunta XT faz poço em 5ª... 1130193320

Se tirares dentes na cremalheira vais criar poços na rotação...
e até te arriscas (quase certo) a que a rotação não suba tanto como subia...

se aumentares dentes na cremalheira, acabas com todos os poços... XT faz poço em 5ª... 353512
e se o aumento for muito grande, até podes arrancar em 3ª velocidade XT faz poço em 5ª... 449138


Se costumas andar de bicicleta... faz esta experiência:
tenta andar devagar com a mudança mais baixa (cremalheira), e depois dá ao pedal com força quando fores devagar,
e vê o poço que crias nas pernas XT faz poço em 5ª... 122298 XT faz poço em 5ª... 796959


ABR XT faz poço em 5ª... 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Avelino Carvalho
XT faz poço em 5ª... Star310
Avelino Carvalho


Moto : xt 600e

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 11:22 am


Desculpem lá mas ainda não tive tempo para ler tudo por isso não posso falar concretamente. Deixo só a ideia de verificares a bomba do acelerador. Se esta não estiver a funcionar corretamente a tendência é que se notem os chamados "poços" de potência..... fica a ideia. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_XT24
XT faz poço em 5ª... Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 5:24 pm

Bomba do acelerador? XT faz poço em 5ª... 546328

Não estou a ver o que é...

Não há por aí uma foto para me elucidar? XT faz poço em 5ª... 122298
Ir para o topo Ir para baixo
Avelino Carvalho
XT faz poço em 5ª... Star310
Avelino Carvalho


Moto : xt 600e

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 6:46 pm

a da xt em concreto nunca vi nem nunca desmontei. A bomba de acelerador (não sei se conhecem por outro nome) é o que manda o jacto de gasolina no carburador. se o jacto não for consistente origina os tais poços em certas rotações.
espero estar a ajudar XT faz poço em 5ª... 645491
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
XT faz poço em 5ª... Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 10:35 pm

@Avelino Carvalho

deves querer dizer a Bomba de gasolina XT faz poço em 5ª... 449138

serve para bombear a gasolina para o carburador...

umas motas têm uma bomba electrica... e outras como as Yamahas XTz têm por vácuo XT faz poço em 5ª... 964551

mas a XT600E ou a TT600 não tem bomba porque o deposito está acima dos carburadores...

no caso das XT660Z ou da Super Ténéré 750 temos os ultimos litros de gasolina mais baixo que os carburadores... e necessita de uma bomba para bombear a gasolina XT faz poço em 5ª... 353512

mas a XT600E não tem Bomba



Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
XT faz poço em 5ª... Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 10:42 pm

Edgar escreveu:
Prud escreveu:
Boas a todos

Tive agora a ler este topico e tenho que discordar com o edgar em algumas coisas, é que com a montagem de um escape seja ele homologado ou nao, especifico para o modelo ou nao para se retirar todo o proveito que essa alteraçao possa trazer deve-se alterar a mistura(carboraçao) um exemplo bem pratico numa simples moto de enduro ou motocross a carborador seja ela a 2 ou 4 tempos deve sempre ajustar-se a carburaçao para o escape com riscos ate de a mota perder rendimento em baixas, medias ou altas.

Sim claro... a conversar e muitas vezes a discordar é que a gente chega a bom porto XT faz poço em 5ª... 353512

Sobre competição, Enduro, MX, e etc
que são coisas feitas para andar no máximo 500 kms e nalguns casos 20 minutos e depois abre motores e muda isto e aquilo...
eu não tenho opinião...
Se mexer nestas coisas é bom ou não?? XT faz poço em 5ª... 546328
dou-te a minha resposta... (mas é a minha opinião pessoal XT faz poço em 5ª... 37087 )
Mexer é estragar o que está bem feito...

mexer é tirar anos de vida ao motor...

mexer é andar a inventar o que já foi inventado e existe pronto a ser comprado (KTM / WR / etc)

e arrisco dizer, que todas as mexidas que fazem, nunca chegam a saber qual vai ser o seu resultado...
pode ficar a andar mais, e mais rápido... mas fica melhor??
e a temperatura do cilindro vai continuar a mesma ?? visto que a explosão é mais forte !! XT faz poço em 5ª... 37087
@Prud, Já tinhas pensado nisto da temperatura ???


e qual será o resultadoa médio/longo prazo???
em 90% dos casos o resultado, acaba por ser um fim duma moda
e compram um citroen saxo cup, e começa tudo novamente mas desta vez com "Nitro" XT faz poço em 5ª... 796959

Uma XT600E faz 200mil ou mais sem problemas...
a mexer (ou esgravatar no motor) não sei XT faz poço em 5ª... 645491


Prud escreveu:

Uma pergunta o porque de o kit de transmissao ir afectar o bom funcionamento do motor ao ponto de causar poço a certa rotaçao??

Não estava à espera desta XT faz poço em 5ª... 1130193320 pergunta XT faz poço em 5ª... 1130193320

Se tirares dentes na cremalheira vais criar poços na rotação...
e até te arriscas (quase certo) a que a rotação não suba tanto como subia...

se aumentares dentes na cremalheira, acabas com todos os poços... XT faz poço em 5ª... 353512
e se o aumento for muito grande, até podes arrancar em 3ª velocidade XT faz poço em 5ª... 449138


Se costumas andar de bicicleta... faz esta experiência:
tenta andar devagar com a mudança mais baixa (cremalheira), e depois dá ao pedal com força quando fores devagar,
e vê o poço que crias nas pernas XT faz poço em 5ª... 122298 XT faz poço em 5ª... 796959


ABR XT faz poço em 5ª... 919911

Ou um Peugeot 106 gti ou xsi XT faz poço em 5ª... 24863
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
XT faz poço em 5ª... Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 10:44 pm

Ja agora edgar, na tua opiniao achas que mudar so as ponteiras de escape faz alguma diferença significativa?

Estou a pensar por um filtro conico pois pelo que dizem em cada revisao mudam o filtro de ar mas que se for um filtro conico basta lavá-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_XT24
XT faz poço em 5ª... Star310
sergio_XT24


Moto : XT 600 E (2004)

XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 10:58 pm

Gonças29 escreveu:
Ja agora edgar, na tua opiniao achas que mudar so as ponteiras de escape faz alguma diferença significativa?

Estou a pensar por um filtro conico pois pelo que dizem em cada revisao mudam o filtro de ar mas que se for um filtro conico basta lavá-lo.

Na minha opinião não punha um filtro cónico XT faz poço em 5ª... 1520770646 , se queres um filtro lavável é preferivel colocares um filtro de "caixa", tens opções Twin Air, K&N, etc. Os filtros cónicos são muito abertos e, segundo dizem, têm um maior impacto na durabilidade do motor (Maior desgaste dos segmentos e cilindro). Não falo por experiência pois uso filtro de origem. A mim aconselharam-me filtro de caixa caso quisesse optar por um filtro lavável, o motor respira melhor mas estes não são excessivamente abertos nem estão tão expostos a impurezas como os cónicos.

Eu quando coloquei a ponteira notei a moto ligeiramente mais solta em baixa rotação, de resto ficou igual. Se tirar o silenciador ai sim noto, a moto fica muito mais rápida a responder mas perde velocidade de ponta, isto não sei se tem a ver com a carburação ou com o facto de perder pressão no escape. Se for um escape significativamente mais aberto certamente terás que alterar a carburação ou mapas de injecção.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





XT faz poço em 5ª... Empty
MensagemAssunto: Re: XT faz poço em 5ª...   XT faz poço em 5ª... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
XT faz poço em 5ª...
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» POÇO da MORTE
» XT600 - Poço de potência em altas?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: