Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Recuperar fio eléctrico danificado

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
angelo_lopes
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 12:07 am


Este fio foi esfolado

Recuperar fio eléctrico danificado IMG_2028

corto fora a parte danificada, arranjo um troço de fio com o comprimento que necessitar e descarno as 4 pontas

Recuperar fio eléctrico danificado IMG_2030

coloco em cada metade do fio manga termoretráctil de 2 diâmetros diferentes de forma a poder isolar em duas camadas e estanho as 4 pontas

Recuperar fio eléctrico danificado IMG_2032

compro a manga termoretráctil a metro e de diferentes diâmetros para poder isolar, colocar uma mais larga por cima e voltar a isolar. Da última vez que comprei, 1 metro de cada de 4 diâmetros diferentes transparente paguei 1,50 Euros.

Recuperar fio eléctrico danificado IMG_2034

a emenda já soldada e a colocação da manga

Recuperar fio eléctrico danificado IMG_2036

Recuperar fio eléctrico danificado IMG_2037


retracção da manga com calor. Quase toda a gente faz isto com um isqueiro, mas eu deixei de fumar...


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
shok
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 12:15 am

a manga termoretractil não deve ser aquecida com chama, deve ser sempre aquecida com uma pistola de calor.

quem não tiver manga pode utilizar "Cola e veda" tb é muito bom.

ainda em relação á manga, existe por aí muita manga á venda, mas a maior parte dela é só um simples plástico que fica mais pequeno, a manga boa traz uma resina dentro tipo epoxi que depois de seca fica mesmo selado.
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 12:23 am

O que é e onde é que se arranja Cola e Veda, sff? Obg.

Abraço,
Recuperar fio eléctrico danificado 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
shok
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeQui Dez 15, 2011 11:39 pm

Cola e veda vende-se numas bisnagas como o silicone.

nas casas de materiais de construção, aki's e afins.

o único "problema" que aquilo tem é que seca dentro da bisnaga que não se gastar.

Para mim não é um problema pois significa que aquilo é bom, pois para mim cola que não seca dentro das bisnagas de cola pouco tem a não ser a do papel que não é preciso nada de especial.

fica aí uma imagem do cola e veda.

Recuperar fio eléctrico danificado DSC06405
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeSex Dez 16, 2011 12:36 am

Obrigado Shok Recuperar fio eléctrico danificado 353512

Na minha opinião a manga que é só um plastiquinho é mais prática de colocar e pode sempre remover-se se se quiser. A Cola e Veda ou a manga com resina não. Aliás quando apareceu a manga termoretráctil ainda não tinham inventado o "revestimento interior" em resina, que penso só se utilize em instalações industriais, grandes obras de electricidade, os tampões, etc.. Eu utilizo desta manga há mais de 15 anos e gosto mais do que pôr fita cola à volta. Acho mais profissional e melhor acabamento.

No nosso caso das Motos os fios andam sempre dentro de manga preta mais larga pelo que a emenda e isolamento com a manga sem resina chega e sobra.

Mas ainda assim faço-te mais umas perguntas se não te importas, sabes onde se vende a manga com resina, se se vende a metro, e os diâmetros e preços aproximados? Existe em 3, 4, 5, 6 e 8 mm que é o que eu costumo necessitar? Obg..


Abraço,
Recuperar fio eléctrico danificado 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
shok
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeSeg Dez 19, 2011 12:53 pm

a ultima vez que comprei foi de 6mm e vem em rolo.

outro dia estive com o vendedor da berner e perguntei se ele tinha, disse-me que não tinha a certesa se tinha resina, ficou de comfirmar.

eu vou investigar isso e depois coloco aqui.

A manga com resina é muito usada quando os fios envolvem água, na tenere do meu cunhado fiquei apeado no meio do monte porque ela não queria pegar, o que aconteceu foi que numa ligação do relé do descanso alguem meteu lá fita cola, á água entrou para lá e estava a fazer curto e a fechar e relé...

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeSeg Dez 19, 2011 2:44 pm

Há quase 20 anos que utilizava a manga sem resina. Acho que com resina apareceu mais tarde. Acho que como eu fazia não entraria água e pode-se cortar e dessoldar, mas com resina será melhor. Para mim 1 metro deve durar anos…

Muito obrigado. Ficamos à espera.


Abraço,
Recuperar fio eléctrico danificado 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
neves
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
neves


Moto : Tenere 2001 3YF

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeSeg Dez 19, 2011 6:27 pm

Boas....neste assunto, eu posso dar a opinião,e com certezas, pois esse é o material com que trabalho habitualmente...

No fundo, existe dois tipos:

Manga Termo-retractil, em que a parede é de espessura fina, e é a mais usada no nosso caso.

Normalmente, na empresa,na côr preta, vendemos ao metro, e existem varias medidas..
1,6mm 2,4mm 3,2mm 4,8mm 6,4mm 9,5mm 12,7mm 19,1mm 25,4mm 38mm e 50,8mm

Caso queiram em cores (vermelho, cizento, verde/amarelo, castanho, azul, amarelo, e preto), terá de ser em "caixinhas" que variam entre 12 e 3,5 mts.

Falta dizer que as medidas que menciono, normalmente retraem até 50% da medida inicial.

Tubo Termo-Retractil, em que a parede é de espessura media e é comercializado em tubos com 1 metro.

As medidas aqui, não alteram muito:

6/2 12/3 19/6 27/8 32/7.5 38/12 50/18 70/26 90/36 e 120/40 (medidas antes e após retracção)

Aqui a retracção é bem mais de 50% como podem comprovar...

Resta-me dizer, que a marca com que trabalho é 3M, que como saberão, tem uma grande qualidade....


NOTA: A tal, manga com resina de que se fala, é o tubo termo-retractil que aqui falo....em que antigamente, vinha com a resina no interior, em grandes quantidades, e ao retrair, chegava até a "transbordar", hoje em dia....afirmam as marcas, que essa resina é incluida no processo de fabrico, ou seja vem na propria "parede" do tubo, pelo que, deixou de se ver essa cola amarelada dentro dos tubos...

Espero ter ajudado, e se precisarem de ajuda, estão á vontade...e se estiver a ser chato...mandem me calar Recuperar fio eléctrico danificado 296550

Venham as encomendas Recuperar fio eléctrico danificado 796959
Ir para o topo Ir para baixo
shok
Recuperar fio eléctrico danificado Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitimeSeg Dez 19, 2011 7:28 pm

boas neves, eu tenho aqui varias em que a manga não cola no fio e outra que cola, ou seja, uma é mesmo estanque.

utilizei muita da mais grossa, penso que seria de uma 20mm nos isolamentos das bombas submersíveis e afins.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Recuperar fio eléctrico danificado Empty
MensagemAssunto: Re: Recuperar fio eléctrico danificado   Recuperar fio eléctrico danificado Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Recuperar fio eléctrico danificado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Recuperar Mota
» Recuperar o cromado dos escapes
» sistema electrico da xt
» Road Book eléctrico
» Diagrama electrico manómetros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: