Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Erro do velocímetro e conta-quilómetros

Ir para baixo 
+5
Gil
odamA
Edgar
rui braz
miguel tiago
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
miguel tiago
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310




Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSex Set 30, 2011 10:11 pm

Boas, estive para colocar esta nota no tópico sobre quilometragem, mas achei melhor abrir um novo porque não encontrei nenhum a falar do mesmo. Admito que me tenha escapado porque não sei procurar muito bem em foruns.

Depois de fazer um lés-a-lés com a ST1200 First Edition e de fazer 38 mil km com a minha fz1s reparei que há um erro substantivo nos instrumentos da yamaha. Claro que nas hondas também reparei num erro, mas não tão importante. Depois de trocar a FZ1S pela minha nova ST1200, andei a fazer as continhas todas para apurar a dimensão exacta do erro.

Depois de fazer a volta à península ibérica (que vou relatar aqui juntamente com uma GSA1200, e já com 12 mil km na moto, fiz contas e percebi que o erro do velocímetro é de cerca de 6 a 7% e que o erro do conta-quilómetros (odómetro) é de 3,5%.

Para fazer os cálculos dos consumos (que surgem viciados no computador de bordo) era um sarilho. Por isso, corrigi o erro por meios próprios. Se alguém quiser fazer o mesmo, apite! Até posso explicar.

abraço

Miguel Tiago
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSex Set 30, 2011 10:32 pm

Não vejo onde está a importancia da questão Erro do velocímetro e conta-quilómetros 546328 ir a 120 quando marca 140 ....


Mais facil ainda é colocar o Gps e .....


a minha Tenere marca, em relação ao Gps, 6 kmh a mais , se é importante ??? Não !




Edit : Não abri o link .








Ir para o topo Ir para baixo
miguel tiago
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310




Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSex Set 30, 2011 10:38 pm

A importância começa a sentir-se quando aos 100 mil km o teu odómetro marca 104 mil e quando te falta um litro de combustível por cada depósito porque pensavas que tinhas feito 415 km e afinal so tinhas feito 399 km.
Pessoalmente, faz-me toda a diferença saber exactamente quantos km andei e conseguir gerir o combustível pelo computador de bordo. para quem não faz diferença, não precisa preocupar-se.

Se fores para uma viagem em que precisas planificar abastecimentos e calcular precisamente a gestão do depósito, começa a fazer diferença.

Além disso, parecendo que não, em cada 10 mil km, a moto conta mais 400km. Ou seja, estás sempre a acrescentar km de desvalorização à moto, desnecessariamente.
Ir para o topo Ir para baixo
miguel tiago
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310




Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSex Set 30, 2011 10:45 pm

para não falar do atrofio que é seguir um roadbook com os kms todos marados.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 2:34 am

miguel tiago escreveu:
para não falar do atrofio que é seguir um roadbook com os kms todos marados.

Erro do velocímetro e conta-quilómetros 796959
pois deve ser esquisito se marca 103,5 em vez de 100


mas é um erro que não devia existir...
ainda mais com a evolução dos conta kms... que passaram de mecânicos a digitais...


perder um litro em cada 23L
parece ser uma coisa feita com o objectivo de manipular resultados Suspect


Eu tenho verificado o meu conta kms (ou odómetro, como lhe chamaram) é uma XT600E
não tenho GPS, mas como navego muito com os marcos das estradas nacionais, e tenho reparado que ele conta certinho ou muito perto disso... e nem um erro de 1% consegui encontrar...
por exemplo:
se fizer 10 kms com um erro de 1% iria ter 10km mais 100 metros... e isso nunca aconteceu
também já tenho comparado com alguns sinais das AE e também bate sempre certo mesmo em distancias longas...

ABR Erro do velocímetro e conta-quilómetros 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
odamA
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 4:24 am

Lá vou eu parvejar, opinar ou escrever o que tenho como experiencia...


Erro do velocímetro e conta-quilómetros 546328

Não estou muito preocupado com esse "problema", sei-o desque começei a olhar para um, ainda pequeno, porque quando diseram que todos teem um atrazo de 10km, (que era para facilitar nos numeros, mais 10!)

-Se olhares e o ponteiro tiver em 30, é 20, ok ???! -ok. ! disse eu a olhar para ele com o ponteiro nos ZERO e já ia a -10 á hora Erro do velocímetro e conta-quilómetros 24863 ....foi a primeira vez que andei em marcharé Erro do velocímetro e conta-quilómetros 24863


E assim tem sido, hoje inconscientemente, ou já introrizei essa questão, normalmente quando olho (o que é raro, e na maior parte das vezes (sempre em viagem) tapo com cartão e fita cola todo o visor na exeção do "controlador" da gota), sobre gota, assim que a reserva acende, 20 euros. sim nem sempre meto os mesmos litros, mas tambem ja nao faço essas contar, temos de a por para andar, ....

E nesta moto e como os preços diferem faço assim as contas, é 1000km 100euros de gota, se sobrar compro algo, nao estou a contar o desgaste é só a gota.

Mas muito importante.......já digo, primeiro a...



Desvalorização..


..........não irei opinar, mas sim, se marca mais, quando nao os tem, nao é "justo"....mas e quando a moto está parada e o motor está a trabalhar ? ??????? , parado na oficina nas revisões, parado nos sinais, parado na passadeira, parado a ver o rabo de saia, ..
... (tenta conometrar o tempo que estás parado e (mais ou menos isto : se tiveres parado com a moto a trabalhar 1h equivale a 100km, 10h 1000km). Erro do velocímetro e conta-quilómetros 353512

...e nunca andaste com o motor desligado e a descer, eu já, a descer a arrabida...e talvez atinja os 80 a 90 km/h durante talvez uns 10m...,....mesmo que desligues tudo continua a contar, e como conta na roda de tras (pelo menos a minha), quando nao está em alcatrao (off-road) ele/ela derrapa e anda por vezes a marcar 100km/h (durante uns segundos) mas varias vezes (sei por ver as filmagem que faço) e depois aparece logo (por exemplo) 80km/h,............... quando estas a olear a corrente ? , eu pelo menos faço assim, descanço central, primeira e spray, durante 1 minuto andou , sei lá...1 km, como ponho oleo de 300km em 300km, que é um deposito, tenho praticamente 50 000km na minha, nao façam as contas que nao interessa, é so para dar exemplo de variadissimas alterações ou km que pomos a mais...ou a menos...

...........mas a primeira coisa que se faz quando se compra uma moto nao é tambem trazer logo os manometros/odometro/contaquilometros, novo.....????.. Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103



E quando não tem ?, ou se parte ou avaria e se continua a andar durante tempos.....?




Mas importante esta informação, a meu ver, em Portugal todas as gasolineiras teem "um erro", se fizerem contas, verifiquem os recibos..........nas tabelas de aferição afixadas por Lei,...... existe um erro maximo e minino admisivel nas calibrações de massa, metros, litros ......ou, existe uma perca de +5/-5 mililitros em cada litro de combustivel fosil, diferença para 50 litros de 75%....num litro ou sai pela mangueira 0,95 do litro ou 1 e 05, mas marca digitalmente certo (um litro) (hipoteticamente, nas somas, se sair 5 litros até pode sair certo com o que está lá marcado ou em 6,5l..e em 9,95l marcar 10L...que depois no acerto com a moeda pode fazer diferença, de centimos.............Espanha nao sei e em Marrocos duvido que o "erro" seja só este. LOL





Quando surge "aventuras", com a intenção de km, normalmente coloco mais uns quantos, exemplo da (Stb/La Alberga/Stb) 1000km em menos de 18h, Fiz 1051Km.
(Stb/Ubrique/Stb) 1500km tres nações, ir e vir , menos de 48h (Portugal,Espanha,Gibraltar), (Portugal/Espanha/Andorra) 1500km tres nações ir, menos de 24h, penso que em ambas 1586km, na "tentativa" do RaboFerro iria colocar/andar mais cem klm. E faltaram 300 e .....



E quando planei-o viagens, só verifico se existe gota de pelo menos, se no espaço de 250 km em 250km entre gasolineiras no itinerario escolhido.





Como ja andei e mais que uma vez, com 2 ou 3 terere iguais e durante 5 dias seguidos em viagem, andando todos sempre juntos, metendo sempre gota ao mesmo tempo e litros/moeda, nao bate nada certo, nem os consumos, nem os manometros, nem os gps´s , nem o desgaste de pneu, tambem depende do acelarar de cada um, da golosice do "puxa", de nao se ir na mesma trajectoria, do peso das malas/carga de cada uma ......



O seguir Road-book, esqueçe lá isso, engano-me tantas vezes que prefiro nao usar, só se for recortado o mapa, traçado com caneta amarela e colado......mas sempre me guiei pelos marcos, placas numeros de estradas e apontamentos no bolso tipo 385km´s feitos direita e 2 esquerdas antes do km 390......

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Gil
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 11:20 pm

Miguel Tiago tb por aqui neste forum !? Um grande abraço, nao sabia que ja tinhas trocado a Honda! Quer dizer ja sabia porque o odamA ja me tinha dito (temos um amigo em comum) calhou em, conversa ! Erro do velocímetro e conta-quilómetros 353512

Tive com o odamA uma vez... e ele fala, fala, fala, pelos cotovelos Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103 ! E aqui no forum escreve, escreve, escreve Erro do velocímetro e conta-quilómetros 796959

Mas Miguel tens aí uma bela moto, dp mete aí umas fotos! Erro do velocímetro e conta-quilómetros 947804

Um grande abraço ao teu pai tb! (sou filho do Casimiro Marques, ja sabes !?)

Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeDom Out 02, 2011 3:17 am

Eu até ando muito com o GPS. Entre a minha C-MAX e a minha XT12, o erro é identico. A 84km/h marcam 80 no meu Zumo 550.

Explica-me lá o que é que a Yamaha tem de mal outra vez Erro do velocímetro e conta-quilómetros 919911

Quanto a consumos, 3 depositos cheios, media de 4.7 medidos no computador de bordo (há fotos por aqui) com a respectiva medida de papel e caneta...

Neste momento as minhas contas são, 5l na bomba para 100km no contador parcial (minimo). 10l na bomba para 200km no parcial (minimo). Não duvido que possa haver erro; só não o vejo na minha...

Claro que isto é no dia a dia e nas calmas a poupar neste tempo de crise. Posso por a mota a gastar muito mais Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
miguel tiago
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310




Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeDom Out 02, 2011 4:45 pm

Olá Gil!

O odama não sei quem é, mas tu sei perfeitamente! já troquei a honda por uma fz1s há dois anos e agora tenho a xtz1200 há 3 meses. (manda também um abraço ao teu!)

Fortuna: faz o teste. tenta medir a distância percorrida. Por exemplo: pegas na moto e fazes 100km no parcial. Verás que na verdade, percorreste apenas 97 e qq coisa. Uma boa forma é usando os marcos das auto-estradas, ou medir a distância com uma moto sem erro juntamente contigo. Eu também tenho uma c-max e o erro do velocímetro é pequeno, mas no conta-km é zero! Eu sou indiferente a um erro no velocímetro, de facto, mas não sou indiferente a um erro no conta-km.

Ao seguir um road-book, o erro torna-se bastante evidente. Porque em cada 10km são 400m. Faz toda a diferença.

Ou seja, Fortuna, a cada 100km que fazes medidos no parcial, na verdade fizeste menos de 97 e tal. A cada 4,7l medidos no teu computador de bordo, na verdade usaste quase 5l. Eu fiz as contas várias vezes e, num depósito de 23 litros, a uma média de 5,5/100km era suposto fazer 418km. Isso nunca aconteceu porque na verdade a moto marcava 418 quando eu tinha apenas percorrido 402 km... percebes? Em cada depósito as contas têm cerca de um litro de erro por causa do erro do conta-km. Porque os 16 km de diferença correspondem a cerca de um litro de combustível...



basicamente, o conta-km da moto conta mais km do que tu realmente fazes.
Ir para o topo Ir para baixo
Gil
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
Gil


Moto : XTZ 660 Ténéré

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeDom Out 02, 2011 7:12 pm

Miguel o odamA é o Amado ! Ele é que me disse que te conhecia, acho que moras perto dele Rolling Eyes

Tens que vir dar umas voltas aqui com o pessoal Erro do velocímetro e conta-quilómetros 353512

Depois mete aqui uma foto para ver a máquina, fica bem Erro do velocímetro e conta-quilómetros 631474
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 1:23 am

miguel tiago escreveu:
... ...

Ao seguir um road-book, o erro torna-se bastante evidente. Porque em cada 10km são 400m. Faz toda a diferença.

Ou seja, Fortuna, a cada 100km que fazes medidos no parcial, na verdade fizeste menos de 97 e tal. A cada 4,7l medidos no teu computador de bordo, na verdade usaste quase 5l. Eu fiz as contas várias vezes e, num depósito de 23 litros, a uma média de 5,5/100km era suposto fazer 418km. Isso nunca aconteceu porque na verdade a moto marcava 418 quando eu tinha apenas percorrido 402 km... percebes? Em cada depósito as contas têm cerca de um litro de erro por causa do erro do conta-km. Porque os 16 km de diferença correspondem a cerca de um litro de combustível...



basicamente, o conta-km da moto conta mais km do que tu realmente fazes.

Até parece uma forma de manipular números Suspect Suspect

sempre ouve uma tentativa de todos os construtores manipularem os numeros...
ora seja na declaração do peso, cv, consumos, etc etc

Parece que estamos noutro nível de manipulação de os números Suspect
pensamos que temos uma coisa ligeiramente mais económica, e vamos fazer revisões mais cedo Suspect


ABR Erro do velocímetro e conta-quilómetros 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 12:04 pm

Boas;
Sinceramente, não compreendo a necessidade desse tipo de preciosismos...
Qualquer dia devem andar a fazer contas à alteração do perímetro da roda por causa do desgaste do pneu...

Deixem-se de tretas e andem de moto.
Ir para o topo Ir para baixo
hugobruno
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
hugobruno


Moto : xt660z

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 6:18 pm

Erro do velocímetro e conta-quilómetros 1130193320 isto na minha ilha dava estalo
Ir para o topo Ir para baixo
odamA
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 7:34 pm

......talvez tenha feito confusão Gil, mas mesmo assim penso que já troquei algumas falas com ele, depois logo se combina uma CAFÈZADA, para nos conhecermos melhor, então !.........


Olá hugo, como vão as tuas meninas ?????????



Eu entendo,compreendo e até percebo esta duvida, dos erros nos "contaquilometros" e outros, mas como já tinha referido, e julgo que foi claro, tudo o que mede, conta, pesa......tem obrigatoriamente um erro maximo admisivel.......não existe em lado nenhum uma balança "certa", um manometro "certo" ou até uma fita de enrrolar (com só um metro) que esteja "certa"............por mais "contas" que se façam nunca vai bater certo..............as medidas padrão, o metro por exemplo encontrasse em Paris num museu de Metrologia, a uma certa temperatura e sem lhe tocarem (numa massa (peso) só a gordura das mão altera a sua força exercida na terra (por ter gravidade) , ou como simplesmente a nossa repiração)........




Os taxistas costumam andar com os pneumaticos nao muito novos (rescaustados e sempre em 2 mao) e nem sempre estao todos cheios de ar, e colocam medidas menores ...., percebem porque não ??????

As aferições dos taximetros fazem se sempre a 40km/h, sem exeder, porque senão as tarifas nao batem certo............



Com um giz branco ou tinta branca, se pintarem um risco no pneu de tras e andarem com ele no chão até dar uma volta completa, passados 5000km o resultado ja nao é igual...



Penso que será "impossivel" o contaquilometro ficar exctamente certo, se tal acontecer será só nos 1º kilometros, depois como inicia o desgaste normal de todas as peças..........



Existem 3 sistemas metricos, o nosso tem a ver com o raio da circunferencia da terra, que como sabem achatou nos polos nos ultimos 10 anos 4,67832 centimetros.....penso que é mais (nao foi ao tira duvidas Google) Erro do velocímetro e conta-quilómetros 945103

(provocando erros nos gps)






E depois tenho que escrever muito........................




Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
hugobruno
Erro do velocímetro e conta-quilómetros Star310
hugobruno


Moto : xt660z

Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:31 pm

correçao;

-menina e menino,sim é um pilas.


esta tudo a correr bem,tirando o facto de nao poder-mos andar de mota
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Erro do velocímetro e conta-quilómetros Empty
MensagemAssunto: Re: Erro do velocímetro e conta-quilómetros   Erro do velocímetro e conta-quilómetros Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Erro do velocímetro e conta-quilómetros
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Velocímetro / conta KM
» Jante 21" & 17" ( Erro no conta Km/h )
» Sera um erro uma xt350?
» Quilometros das nossas máquinas
» Fotos de Conta Quilómetros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: