Normal não pode ser !
1º Começa por verificar o líquido de refrigeração (no nível "min/max").
-> Acrescentar líquido próprio.
2º Se estiver tudo normal, pode ser obstrução no interior do circuito de refrigeração do motor (calcário).
-> Vazar o líquido por completo com o motor parado e lavar com água da rede até sair limpa.
-> Encher o circuito com líquido próprio (só).
3º O passo atrás inclui o radiador, que pode ter "alvéolos" colmatados.
-> Vazar o líquido por completo com o motor parado e lavar com água da rede até sair limpa.
-> Se o passo atrás não funcionar, procurar produtos de limpeza de radiadores e seguir instruções.
-> Lavar com água da rede até sair limpa.
-> Encher o circuito com líquido próprio (só).
Agora é que vêm as coisas caras:
4º O termostato não está a funcionar devidamente.
-> Tirar o termostato, lavar e verificar a acção em função da temperatura.
-> Se ele não mexer com água quente é porque está morto >>> comprar novo.
Se nada disto funcionar
volta cá que logo se vê !!!
RadiadorO radiador destina-se a dissipar o calor da água quente que circula no sistema de arrefecimento. É composto por dois depósitos de água: um superior e outro inferior, entre os quais existe um corpo central – a colméia -, normalmente constituído por tubos metálicos de paredes delgadas. A água quente entra no depósito superior, vinda da camisa de água, através do termostato e desce pelo interior da colméia, dissipando o calor. Os tubos têm aletas que proporcionam uma maior área de contato com o ar de resfriamento.
A água arrefecida passa para o depósito inferior e retorna ao motor através da bomba de água. Em grande número de radiadores existe um espaço entre a superfície da água e a parte de cima e interior do depósito superior, a fim de permitir a expansão da água. Qualquer água (ou vapor) em excesso escorre para o solo pelo tubo-ladrão do radiador.
Em alguns radiadores atuais, o tubo-ladrão conduz a água para um depósito de expansão suplementar, separado do radiador. Quando a água arrefece, regressa ao depósito superior do radiador. Este dispositivo é designado por um sistema de circuito fechado.
Como funciona o termostato de arrefecimento de um carro? (O da mota é igual)
É a peça nº3.
Qualquer motor de carro resfriado a líquido tem um pequeno dispositivo chamado termostato, localizado entre o motor e o radiador. O termostato, na maioria dos carros, tem cerca de 5 cm de diâmetro. Sua função é bloquear o fluxo do líquido de resfriamento para o radiador até que o motor esteja aquecido o suficiente. Quando o motor está frio, o líquido circula apenas no bloco e no cabeçote, sem chegar ao radiador e, desse modo, aquece-se mais rapidamente. Depois que ele tiver atingido sua temperatura operacional (geralmente cerca de 95ºC), o termostato será aberto. Ao permitir que o motor se aqueça o mais rápido possível, o termostato reduz seu desgaste, os depósitos e as emissões. Inversamente, evita que o motor esfrie demais, como numa descida de serra prolongada.
Se você tiver a chance de testar um termostato ficará boquiaberto, pois o que ele faz parece impossível! Experimente colocá-lo em um pote de água fervendo no fogão. À medida que ele esquenta, sua válvula abre cerca de 2,5 cm. Se quiser experimentar, vá a uma loja de peças de carro e compre um, custa pouco.
O segredo do termostato está no pequeno cilindro localizado ao lado do motor do dispositivo. Esse cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter a cerca de 82ºC (diferentes termostatos abrem a diferentes temperaturas, mas 82ºC é uma temperatura comum). Uma haste conectada à válvula é inserida na cera. Quando a cera derrete, expande-se significativamente e força a haste para fora do cilindro, abrindo a válvula. Se você já tiver lido Como funcionam os termômetros e tiver feito o experimento com a garrafa e o canudo, terá observado o mesmo processo em ação. A cera passa a se expandir bem mais, pois está mudando do estado sólido para o líquido, além de expandir devido ao calor.
Essa mesma técnica é usada em abridores automáticos para ventiladores de estufas e clarabóias. Como exemplo, consulte esta página (em inglês). Nesses dispositivos, a cera derrete em uma temperatura mais baixa.