Boas...
Depois de fazer mais de 52.000 kms com as pastilhas de travão de origem...
(eu utilizo muito pouco o travão de trás
)
Resolvi trocar as pastilhas que já estavam a 1,5mm do fim...
No meu caso, a pastilha do lado de fora (lado do piston) tinha cerca de 1,5mm e a outra tinha 2,5mm
É possível trocar uma pela outra, e provavelmente tinha pastilhas para mais 2mil kms ou mais
(devido a minha maneira de conduzir)
Para podermos saber qual a medida que a pastilha tem... basta retirar um pequena tampa de borracha que existe na pinça... e dar um espreitadela
O que a Yamaha recomenda é simples e pode ser visto no manual do proprietário...
Basicamente segundo o manual eu não devia levar as pastilhas tão longe...
Eu tenho uma politica velha e simples, que é:
enquanto tiver ferodo é para usar e como tal troquei as pastilhas que já tinha 52mil kms por umas ligeiramente melhores que andaram na XT600E do Jarod
Para trocar as pastilhas é necessário pouca coisa:
1 chave de 10mm
1 chave de 12mm
1 chave de vendas
Comecei por tirar o pequeno resguardo de alumínio da pinça com a chave 10mm
parafuso 1 e 2
Depois retirei a pinça, para ter acesso às pastilhas...
comecei por desapertar a braçadeira do tubo do óleo (parafuso 3 chave 10mm)
retirar esta braçadeira não é obrigatório,
mas se o fizermos vamos ter mais espaço para movimentar a pinça durante a troca de pastilhas...
desapertei os parafusos 4 e 5 com uma chave 12mm e foi possível retirar a pinça do disco...
A pinça sem pastilhas
O piston da pinça de trás está protegido da sujidade por um fole, e no meu caso ao fim de 6 anos e meio de uso e muitos quilómetros ele recolheu sem dificuldade, e apenas usei o polegar para fazer força...
impecável, e era só por as pastilhas semi novas
Para por as pastilhas na pinça, elas tem que ficar "entaladas" numas molas, e com uma chave de fenda e um pouco de geitinho "facilmente" se encaixa tudo...
Devemos começar por recolher o piston totalmente...
Começamos por montar a pastilha do lado do piston e com a chave de fenda premimos a mola para permitir a entrada da pastilha (com nas setas da figura)
Essas mola vão ficar a fazer "força" na zona com o circulo da pastlha
para encaixar a 2ª pastilha basta usar o mesmo método
Depois basta inverter o processo... e fixar a pinça, braçadeira, e resguardo...
Agora devemos evitar fazer travagens fortes nos primeiros quilómetros, para dar tempo a pastilhas acamarem ao disco...
É importante ter cuidado nesta espécie de rodagem às pastilhas com o disco, porque se lhe dermos um grande calor podem vidrar andes de estarem totalmente acamadas ao disco...
ABR