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| | Medias dos nossos monocilindricos | |
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Autor | Mensagem |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 10:51 am | |
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| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 11:38 am | |
| - Gonças29 escreveu:
- Quanto a parte das viagens a homem não o que interessam, pois eu com viagens dessas conseguiria manter com certeza os valores, umas vezes mais outras vezes menos.
Gonças, não estou a perceber porque estás a querer provar que a tua mota faz consumos mais baixos!! É claro que faz, faz todo o sentido, tal como disse o Pires a tua mota é de injecção, é mais moderna, só fazia sentido ter consumos mais baixos, eu não estou a dizer a que a tua mota está mal. Quem está a comentar que a minha mota está mal, és tu!! Com o tipo de viagens que tenho feito e com as condições que tenho a mota (pneu 190 e escape aberto) tem que consumir mais, a minha XT não tem um consumo propriamente baixo, mas mais uma vez como o Pires comentou, a mota dele já fez consumos de 7L, mas em viagens de 120Km/h, a minha boa parte dos Km foi em auto estrada. Na minha tabela em Excel o consumo mínimo é de: 5,24L e o máximo de 6,99L. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 11:53 am | |
| Eu não disse que estava mal, mas como disseste andas a velocidades superiores as minhas-
So que ha pessoal segundo vi e li que tem mádias equivalentes a minha mota mesmo sendo xt600.
So achei estranho fazer medias perto dos 7l. | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 2:03 pm | |
| Numa Moto com injecção a centralina altera a quantidade de gasolina fornecida ao motor em função do que se enrola o cabo, mas também em função da temperatura do ar, da pressão atmosférica, da rotação, da própria carga do motor, o que reduz e muito os consumos. Quando se corta gás ou se vai a descer praticamente só entra ar para o motor. Nas motos com carburador não existe nada para ajudar a poupar gasolina. Outro factor muito importante e que pode baralhar estas contas todas é o condutor. Há quem desacelere muito antes em vez de ir até ao carro da frente ou ao semáforo a dar gás, e use menos travão. Há quem desacelere tarde, trave mais, e nem se apercebe. Eu tenho uma carrinha Zafira B, e o meu filho mais velho tem uma carrinha exactamente igual à minha. Do mesmo ano, mesmo motor, mesma cilindrada. Ele gasta menos 2 L/100 Km do que eu. Numa viagem Munique-Porto, que é sempre autoestrada, o consumo dele é sempre inferior ao meu em mais de 1,5 L. Não dá para comparar consumos mesmo dentro do mesmo modelo. Gastar mais ou menos começa logo pela forma como foi feita a rodagem. Dito isto, A minha XT 2KF não vinha com o 2º carburador a abrir. Desapertaram o parafuso quase todo. Era rápida, dava na mesma 140, mas não passava dos 140 Km/H. A evolução dos consumos tem sido a seguinte: 27-08-2011 221 Km 3.9 L/100Km 18-09-2011 238 Km 4.2 L/100Km 11-03-2012 225 Km 4.5 L/100Km 12-05-2012 146 Km 6.6 L/100Km | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 2:49 pm | |
| Então com carburador gasta sempre o mesmo? nao faz entrar mais ou menos ar, é isso?
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| | | Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 3:05 pm | |
| nao gasta sempre o mesmo isso era muito bom, assim andasse-mos a fundo ou devagar os consumos nao se alteravam com carburador tens é mais gastos desnesseçarios de gasolina do que com injeçao... | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 4:36 pm | |
| É como diz o Figa. Aceleras, o motor puxa (faz depressão ou vácuo) e ao puxar o ar é este que por sua vez arrasta gasolina puxando-a da cuba do carburador. Aceleras muito, puxas muita gasolina (misturada com o ar), aceleras pouco, puxas pouca gasolina. Isto num motor com carburador(es). Com injecção é a injecção que controla, como se fosse uma torneira, a quantidade de gasolina que passa. Quem manda é a centralina (tinha de ser uma gaja, carago), quem faz os cálculos entrando em linha de conta com a informação que alguns sensores lhe dão, como a temperatura do ar porque ar mais frio tem mais oxigénio e ar mais quente tem menos, com a pressão atmosférica porque mais pressão tem mais oxigénio, menos pressão tem menos, etc. Se um dia subires a Serra da Estrela numa XT600 a carburadores, vais sentir que lá em cima o motor começa a embrulhar, não desenvolve como cá em baixo porque lá em cima o ar é mais rarefeito, tem menos oxigénio. Na tua mota modernaça com injecção, a centralina trata de não mandar tanta gasolina para a injecção, e o motor mantém-se afinadinho quer estejas ao nível do mar, quer estejas a 2.000 metros de altitude, capisci? Abraço, | |
| | | lendeas
Moto : YAMAHA XT 600E 3TB 1990
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 5:47 pm | |
| Boas,
XT 600E 3TB 1990 com escape de origem sem pilinha está a fazer-me uma média de 5L/100 com uma condução suave numa relação 70% estrada e 30% cidade.
Abraço! | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 9:49 pm | |
| - angelo_lopes escreveu:
- É como diz o Figa. Aceleras, o motor puxa (faz depressão ou vácuo) e ao puxar o ar é este que por sua vez arrasta gasolina puxando-a da cuba do carburador. Aceleras muito, puxas muita gasolina (misturada com o ar), aceleras pouco, puxas pouca gasolina. Isto num motor com carburador(es).
Com injecção é a injecção que controla, como se fosse uma torneira, a quantidade de gasolina que passa. Quem manda é a centralina (tinha de ser uma gaja, carago), quem faz os cálculos entrando em linha de conta com a informação que alguns sensores lhe dão, como a temperatura do ar porque ar mais frio tem mais oxigénio e ar mais quente tem menos, com a pressão atmosférica porque mais pressão tem mais oxigénio, menos pressão tem menos, etc.
Se um dia subires a Serra da Estrela numa XT600 a carburadores, vais sentir que lá em cima o motor começa a embrulhar, não desenvolve como cá em baixo porque lá em cima o ar é mais rarefeito, tem menos oxigénio. Na tua mota modernaça com injecção, a centralina trata de não mandar tanta gasolina para a injecção, e o motor mantém-se afinadinho quer estejas ao nível do mar, quer estejas a 2.000 metros de altitude, capisci?
Abraço,
Angelo, fantastica essa explicação... qeres ser meu explicador? ahah | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 9:56 pm | |
| - Gonças29 escreveu:
- angelo_lopes escreveu:
- É como diz o Figa. Aceleras, o motor puxa (faz depressão ou vácuo) e ao puxar o ar é este que por sua vez arrasta gasolina puxando-a da cuba do carburador. Aceleras muito, puxas muita gasolina (misturada com o ar), aceleras pouco, puxas pouca gasolina. Isto num motor com carburador(es).
Com injecção é a injecção que controla, como se fosse uma torneira, a quantidade de gasolina que passa. Quem manda é a centralina (tinha de ser uma gaja, carago), quem faz os cálculos entrando em linha de conta com a informação que alguns sensores lhe dão, como a temperatura do ar porque ar mais frio tem mais oxigénio e ar mais quente tem menos, com a pressão atmosférica porque mais pressão tem mais oxigénio, menos pressão tem menos, etc.
Se um dia subires a Serra da Estrela numa XT600 a carburadores, vais sentir que lá em cima o motor começa a embrulhar, não desenvolve como cá em baixo porque lá em cima o ar é mais rarefeito, tem menos oxigénio. Na tua mota modernaça com injecção, a centralina trata de não mandar tanta gasolina para a injecção, e o motor mantém-se afinadinho quer estejas ao nível do mar, quer estejas a 2.000 metros de altitude, capisci?
Abraço,
Angelo, fantastica essa explicação... qeres ser meu explicador? ahah Gonças percebes-te agora porque não existe termo de comparação entre a XT 600 e a XT 660. Mais uma vez não compliques o que é simples, e não simplifiques o que é complicado... | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 10:42 pm | |
| Nao quis comparar directamente mas sempre soube que a xt600 era poupada. e muitos aqui falam de médias equivalentes a minha... estranhei fazeres 7 litros que já e uma media perto das desportivas 600cc
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| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 10:46 pm | |
| - Pmvpires escreveu:
- Gonças29 escreveu:
- Moutinho isso de 6,3 é um abuso... nao sei que conduçao fazes mas a minha conduçao varia entre calma (4.5l), intermedia ou mista (5l) e bem puxada (5.5l a 6l) Nunca fiz mais que 6l
A minha Black já chegou a fazer 7lt, mas foi uma semana louca e andou sempre nos 120km/h... A tua gasta menos por ser de injecção.... Gonças olha aqui um consumo de 7Lts, este comentario do Pires foi feito antes de mim. Desculpa, mas continuas a complicar... | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 10:58 pm | |
| so para complicar um pouco mais....... nunca fiz mais de 6l na minha e chegou a levar boas coças em subidas e fora de estrada,a maior parte com pendura e acredita que nao era por levar pendura que era meigo com o acelarador em cidade que andava sempre sozinho fazia 5l e normalmente em passeio nao passava dos 4,5 mas a minha era das azuis que gastam menos | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 11:07 pm | |
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| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos Dom Jun 17, 2012 11:09 pm | |
| A minha anda com escape Arrow e pneus cardados e não tem consumido mais... Até era homem para dizer que anda a gastar menos!
Os consumos rondam sempre os 5... Umas vezes um cadito mais, outra vezes um bocado menos dependendo se faço muito alcatrão ou não.. | |
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