Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ponte Filipina no rio Zezere

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Edgar
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQua maio 19, 2010 4:07 pm

No inicio do ano, andava eu a procura de relatos de viagens de fim de semana... encontrei na net, uma pequena aventura próximo de Pedrogão Grande e Pedrogão Pequeno...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedr%C3%B3g%C3%A3o_Grande
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedr%C3%B3g%C3%A3o_Pequeno

Pelas fotos que encontrei, pareceu-me ser uma região muito bonita e cuidada...
Então estava lançado o passeio, só faltava saber quando e como...
e acabou por se realizar este Domingo dia 16 Maio...

Eu não tive oportunidade de ir com a malta do forum ao Cabo Espichel; e nem tirar a XT da garagem durante a manhã...

Mas ao final do dia de Domingo por volta das das 7 da tarde pós-me a caminho de de Coimbra,
sempre pela nacional...

Ia ser mais um daqueles passeios fora de horas, ou a horas esquisitas, mas com potencial para ser um bom passeio...
Coloquei no saco o essencial para o caminho e uma noite, um mapa velhinho, e com uns trocos e a maquina fotográfica lá fui eu...



1ª paragem fora de estrada no Ribatejo, para fazer um xixi, e arrefecer os pneus do alcatrão quente...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2441


Durante o resto do caminho não houve tempo nem condições para tirar mais fotos...
o caminho escolhido foi o mais próximo do rio Zezere, com paragem perto da Sertã para abastecer a XT, Barragem da Bouçã, Figueiró dos vinhos, etc, etc até parar em Pedrogão Pequeno...

Em Pedrogão Pequeno depois de um episódio engraçado, que eu conto noutro dia...
fui à procura da "Pensão Estrelinha"
e passado algum tempo lá encontrei a tal pensão,

Aqui fica uma foto da pensão... :face: :face:

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2444


Era 6 da manhã já me encontrava em cima da XT outra vez, e foi quando vi estas pontes...
Que ligam Pedrogão Pequeno ao Ped. Grande...
Como tenho medo de alturas escolhi passar pela pequena...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2446


É a ponte "Filipina"
Faz parte da memória de muitos, mas ainda hoje repousa no fundo do Vale do Cabril, entrincheirada entre duas margens. A ponte filipina foi mandada construir no século XVII, entre os anos de 1607 e 1610, para substituir uma ponte romana existente nas proximidades (ainda hoje existem alguns vestígios).
Em tempos distantes, serviu de acesso para a antiga estrada que ligava Pedrógão Pequeno a Pedrógão Grande, atravessando o rio Zêzere.
A ponte filipina, assente em três arcos, tem 72 metros de comprimento e 26 metros de altura.


Ponte Filipina no rio Zezere PICT2451

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2453

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2460

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2461


A nova ponte vista de baixo, é impressionante...
fiquei ali uns minutos a tentar perceber como é que o homem consegue fazer estas obras...
vista de baixo impressiona muito mais que a "Vasco da Gama" ou a "25 de Abril"...
Acabei por me começar a rir sozinho, a imaginar os construtores da Ponte Filipina, se visem isto, o que iriam pensar, certamente ficavam loucos...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2463


A vista sobre o vale é de cortar a respiração, é só a natureza, vida, e beleza a perder de vista...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2464


Eram umas 8:30 da manhã quando tirei esta foto... e ainda se podia ver a neblina que se forma no vale pela manhã...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2476


Fim deste caminho!!

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2483

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2479

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2477

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2480


Encontrei um novo caminho que ia dar a Ponte Filipina, bastava atravessar este túnel e seguir pela margem Zezere...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2487

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2490


são bons trilhos fáceis e divertidos de se fazerem...
aqui o ar tem uma pureza, que até dá-mos uma outra energia...

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2495


a coisa complicou-se... era altura de parar a XT, e fazer o reconhecimento do caminho a pé...
Eu estava sozinho... há varias horas que não via ou ouvia outra pessoa...
não podia correr riscos com a XT, e também como sabia que mais à frente o trilho estava cortado devido a um pequeno desabamento de terras... então desisti de continuar por este caminho...


Ponte Filipina no rio Zezere PICT2499


Mais uma Moita, mas na margem bem a Norte do rio Tejo
(eu moro na Moita da margem sul :face: :face: )

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2502


De regresso a casa uma paragem para conhecer o Castelo de Almourol.
este castelo tem uma particularidade dos outros, que é situar-se numa pequena ilha no Rio Tejo...
Um pouco pais a montante fica a união entre o Rio Zezere e o Rio Tejo...
aqui temos agua da Serra da Estrela e de Espanha...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Almourol

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2506

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2512

Ponte Filipina no rio Zezere PICT2514


E com estas fotos acabo o minha foto reportagem...
Também foi as ultimas fotos tiradas com a minha maquina fotográfica (que é a única que tenho e deu o berro, partiu-se 😢 )
Depois de mais 2500 bons disparos... a minha Acer de 5 Mega pixel... super desactualizada, mas que trabalhava com uma profissional partiu-se o LCD 😢

fica aqui uma pequena homenagem a minha maquineta fotográfica...
Ponte Filipina no rio Zezere Pict0916y
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQua maio 19, 2010 7:08 pm

Boas Edgar ,

k inveja k fiquei ao ver as fotos da tua ''escapadinha'' , sem duvida quero ir a essa zona e acampar na beira do rio pois adorei a paisagem ... pensar k quando nos separamos no domingo eu fui pra casa e tu nesta aventura ...
Malta k dizem a isto ... alinham numa ida a esta zona com campismo a mistura ????

Cumps e RIP acer de 5MP 😢
Ir para o topo Ir para baixo
Kaparica
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Kaparica


Moto : BMW R1200 GS

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQua maio 19, 2010 10:25 pm

Edgar,
Sem dúvida, um grande passeio. As fotos ilustram bem as fantásticas paisagens. E eu a trabalhar, que inveja.

Marco,
Estou contigo, vamos aí juntar um pessoal e fazer esta volta do Edgar. Agora já não vou ter desculpas da coitadinha da WR125R não aguentar e não ter capacidade de carga do ponto de vista ergonómico ! :lol!: :lol!: :lol!:

Abraço,
Kaparica :lol:

PS - Mais uma vez, parabéns ao Edgar pela excelente reportagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQua maio 19, 2010 11:05 pm

Olha o Edgar ainda chavalo :lol!: :lol!: :lol!:

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQua maio 19, 2010 11:42 pm

Marco F. escreveu:
Olha o Edgar ainda chavalo :lol!: :lol!: :lol!:
foi a uns 4 anos atrás no máximo... 8)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQui maio 20, 2010 6:07 am

eu tambem nao disse k eras cota Ponte Filipina no rio Zezere 294891 ... pra mim es 1 ''puto'' :face:
na brinca amigo , gostei das fotos e quero ir la quanto antes , meto os alfores na burra e carrego com comida e bebida pra teres k fazer a noite toda :lol:

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Ponte Filipina no rio Zezere Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitimeQui maio 20, 2010 11:40 am

Marco F. escreveu:
... meto os alfores na burra e carrego com comida e bebida pra teres k fazer a noite toda :lol:
não é preciso levar de casa, da para comprar lá perto...
mas ao Domingo está quase tudo fechado...
Bombas de gasolina depois da 22H só vi uma aberta Rolling Eyes

Próximo daquele túnel há um fogareiro enorme, com uma chaminé (parece uma lareira)
e há montes de lanha...
Tem uns bancos e mesas, com boas sombras e abrigado do vento...
Acho que só falta agua potável, mas tem uma nascente com bastante agua a correr...
até faz uma pequena cascata... mas não deve ser potável...

Aqui neste video pode-se ver a tal agua...


não consegui ainda foi umas imagens do fogareiro...

o casal que vez este video, foram a fonte de inspiração para esta volta...
http://www.clubecbf.com/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=3069&viewmode=flat&order=ASC&start=0

Estavam nos eskimós 2010, e salvo erro estive a tentar acender uma fogueira com este Amigo na noite de 6ª feira para tentar enxugar as botas... mas estava tão escuro e eu estava tão rebentado, que eu já não via nada :lol: LOL



____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________




Desde que vi este video, não paro de pensar em ir dar uma volta a pé...

De Lisboa até Fátima... parece bem :scratch:

eu não sou católico,
mas se disser que vou dar uma volta a pé pelo Alentejo, chamam-me maluco...
agora se for até Fátima, já é normal... :idea:
e até posso receber ajuda pelo caminho, pois sou confundido com um peregrino... :idea:

Este deve ser o próximo projecto em 2011 sem XT :idea:
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Ponte Filipina no rio Zezere Empty
MensagemAssunto: Re: Ponte Filipina no rio Zezere   Ponte Filipina no rio Zezere Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ponte Filipina no rio Zezere
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rodas do Zezere ( 10 a 13 de Junho )
» G M Rodas do Zezere ( Pedrogão Grande )
» Vento na ponte.
» A imagem do dia
» Manife na Ponte 25 Abril

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: Galeria :: Foto - Reportagens-
Ir para: