Utilização de nitrogénio para encher Pneus O nitrogénio tem vindo a ser disponibilizado como alternativa ao ar para encher os pneus.
O objectivo deste post é informar o Pessoal acerca do enchimento de pneus com nitrogénio. (Pandeleirices
)
Os pneus são concebidos e construídos para permitir grande quilometragem em excelentes condições mas têm de receber uma manutenção adequada.
O ponto principal da manutenção dos pneus é manter a pressão recomendada.
A pressão correcta é a recomendada pelo fabricante da mota e pode ver-se no Manual do Proprietário.
Recomenda-se que seja verificado a pressão dos seus pneus com intervalos regulares, pelo menos uma vez por semana e sempre antes de viagem grande...
Utilização de nitrogénio nos pneus
O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido.
Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio. Devido às suas propriedades de gás inerte, é muitas vezes usado em aplicações específicas de pneus e ou em ambientes que o exigem.
Estas aplicações em pneus incluem a aviação, em minas, e a utilização em veículos pesados. O nitrogénio é também
usado na competição automóvel profissional que envolve veículos extremamente velozes. Subentendemos que o nitrogénio seco é usado nesta perspectiva para ajudar a diminuir as variações de pressão dos pneus quando variações, mesmo que diminutas, podem afectar o comportamento do veículo em limites extremos de performance.
Para o uso diário do consumidor normal de serviços de pneus,
não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio.
Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade.
Todavia, o nitrogénio não previne qualquer perda de pressão provocada por furos, falta de estanquicidade entre o pneu ou a válvula e a jante, vazamento da válvula e outras perdas de pressão com origem mecânica.
Uma vez mais, a utilização do nitrogénio, só por si, não substitui a importância de verificar regularmente a pressão dos pneus. Se a pressão de ar do pneu estiver abaixo daquela que está especificada na placa do veículo, o pneu deve ser reenchido – seja com ar ou com nitrogénio – até à pressão apropriada. Não utilize pneus com falta de pressão e ou com excesso de carga.
Tanto quando insuflados com ar, como com nitrogénio, a manutenção regular da pressão dos pneus continua a ser crucial e necessária. Só por si, a utilização de nitrogénio não substitui o controlo periódico da pressão dos pneus.
AVISO Pressões baixas e/ou cargas excessivas levam os pneus a tensões excessivas e a um crescente aumento do aquecimento que pode levar à incapacidade do pneu, seja pela separação e ou desagregação da cinta e do piso, podendo ter graves consequências.
ABR