Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Manutenção da Embraiagem

Ir para baixo 
+10
Moutinho
webmonstro
Paulo Neto
Jorge
mariomcarvalho
ET600
frdsilva
rui braz
Fortuna
Edgar
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Paulo Neto
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 5:59 pm

desde já obrigado pela rapidez das respostas Manutenção da Embraiagem - Página 2 656644 Manutenção da Embraiagem - Página 2 656644 Manutenção da Embraiagem - Página 2 656644

mudei agora o oleo...

mudei de mineral para semisintetico.

mas tem tudo haver com a temperatura do motor, a folga muda consuante isso.

a primeira vez que aconteceu foi na lousã, mas tem se vindo a agravar, e agora com a alteração do oleo ainda se nota mais...

para mudar os discos tem que levar junta...correto??
onde posso ver isso a venda??(os discos)

já estou a ficar lixado com a burra, não me dá descanso na carteira. Manutenção da Embraiagem - Página 2 656453
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 6:05 pm

Pois...

mas pode o cesto estar com problemas Manutenção da Embraiagem - Página 2 546328

agora se for só os discos e a junta... fica na casa dois 100€
acho que foi este valor que pagamos no ebay por discos da EBC para a XT do Jarod

mas temos que aproveitar o óleo Manutenção da Embraiagem - Página 2 964551

Manutenção da Embraiagem - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 6:10 pm

Vou ver arranjo uns discos de ferro usados Manutenção da Embraiagem - Página 2 546328
e assim podias resolver o problema (desenrascavas) por uns tempos bons, com o custo duma junta Manutenção da Embraiagem - Página 2 964551


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Paulo Neto
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 6:33 pm

pelo que vi la em cima num post teu, é igual a xt600e.

isso de arranjar uns usados é que era... Manutenção da Embraiagem - Página 2 656644 mais 100 euros é que não estava a espera.
aquilo ainda dá para ir jogando com o afinador da manete, agora tambem não sei quais consequencias que poderá acontecer... no maximo fico sem embraigem?? nos carros é assim, mas nas motas como trabalham com oleo, nao sei.


sim...o oleo é novo, tem uns 300 kms.

Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 7:45 pm

O oleo depende mais da viscosidade
Como está mais frio agora o oleo deveria ser o 10w-40

quando aquece fica mais fino e por isso notas a diferença

se não tens folga na manete é porque está a patinar e por isso aqueçe

duvido que os discos de ferro sejam o problema
mas só vendo se estiverem muito azulados ou com calo e /ou riscados

mas 1º via como estão e via se o cesto precisa de uma limadela nos dentes

e assim será só os discos de ferodo e com sorte podes até não estragar a junta mas é difícil
a junta compras na origem e se for
para reaproveitares o oleo tens de lavar tudo bem para evitar entrar lixo no motor

Pessoalmente não reaproveitava o oleo, abria via como está

quanto mais tempo deixas passar mais danificado fica é melhor tratar já

nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 8:00 pm

Pois é...
já que está aberto dá-se uma limadela onde trabalha os discos
aqui: https://picasaweb.google.com/115904416484987790986/ManutencaoCXTP#5566553268327878706



Não encontro os discos Neutral
eu nunca atiro nada fora... e tenho uma caixa onde ponho todas as peças usadas...
mas não está lá nada Manutenção da Embraiagem - Página 2 680704
acho que ficaram na garagem onde fiz esta reparação
http://www.clubextportugal.com/t1402-problema-embraiagem-xt600e?highlight=problema+na+embraiagem
e como a garagem foi-nos emprestada, foi quase de certeza para o lixo Neutral


Mas andei a ver e secalhar pode ser outras coisas
e já estou um pouco baralhado... mas o importante é começarmos por uma ponta...


Os discos que falava estão no rectângulo vermelho da imagem
e podem ter até 0,2mm de empeno

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Discosdeembraiagem

mas segundo li num manual pode ser também as molas fora da tolerancia dos tais 40,8mm (no final da imagem)
salvo erro são 5 molas Manutenção da Embraiagem - Página 2 546328


foi aqui que andei a ler e a tirar ideias
mas nada disto parece justificar o cabo perder folga a quente Manutenção da Embraiagem - Página 2 680704

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Discosdeembraiagem2



ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 8:04 pm

Para conseguires perceber melhor o que se passa e para mentalizares a carteira, tentas perceber melhor o que tem, tombas a burra para o lado, abres a tampa com cuidado para não estragar muito a junta, e tentas perceber melhor as dores do paciente, se for grave mais vale atacar de vez, senão voltas a meter tudo no sitio, e mesmo que a junta fique estragada, da sempre para dar umas voltas pequenas enquanto chega o pai natal.

Agora, quanto ao óleo, sempre me ensinaram que óleo que sai do circuito, não volta a entrar, seja novo ou velho.

E tenho por lema que uma avaria só é avaria quando não sabemos a causa, e não a conseguimos controlar. Se soubermos o que se passa, tomamos medidas, nem que seja na condução, na utilização mais branda ou bruta, evitar fazer isto ou aquilo.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 8:45 pm

Concordo com o Moutinho em relação ao oleo

A embriagem é como os travões se as pastilhas estão gastas tens de trocar as pastilhas, se deixas andar acabas por ter de trocar o disco e as pastilhas !

Atenção que se for para limar as arestas do "dedos" do cesto tens de tirar o cesto para fora caso contrário não consegues evitar contaminação do motor com limalhas

Se tiveres de tirar o cesto tens de usar uma ferramenta própria para segurar o cesto para não rodar


há um truque que pode resultar mas pode não resultar mas não custa "quase" nada e pode te desenrascar por um tempo se ainda tem algum ferrodo nos discos:
podes abrir e trocar os discos de ordem , respeitando a sequência ferro-ferrodo-ferro-ferrodo etc , mas trocando o 1º disco pelo ultimo e 2 pelo 3ª etc trocas tambem o sentido de rotaçãoou seja o lado de dentro para o lado de fora

Isto pode ter um resultado de ficar renovado, será sempre um desenrasque e por vezes não resulta mas no final fica no pior das hipotese na mesma

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 9:11 pm

Boas

Eu já limei as arestas do prato ou cesto onde andam os discos sem o risco de contaminar o motor com as pequenas limalhas que saem da lima murça

a razão é simples... como a tampa é envolvente ao conjunto da embraiagem... é quase como estar a trabalhar com a peça fora do motor...

tirar isso para excutar esta tarefa é complicar o que é facil
basta passar muito ao de leve com uma pequena lima... e ir limpando a lima e rodando a embraiagem para trabalharmos de lado...
tudo as limalhas que fiz fora directas para o chão e com uns panos podemos isolar alguma zona mais exposta

sobre o oleo com 300 kms... se reaproveitava o não???
com 300kms reaproveitava se garantisse estar a 100% limpo
se fosse 1000 km ou mais era diferente...
e usava um filtro usado para o filtrar novamente antes de o utilizar...
são apenas 300 kms
Opinião pessoal... embora nunca tenha tido necessitado de o fazer Manutenção da Embraiagem - Página 2 645491

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Paulo Neto
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 21, 2012 10:41 pm

pessoal vou fazer o seguinte...

amanha vou tirar a tampa e os discos e logo vejo o que se passa. se é das molas ou dos discos.
vou mandar vir a junta.

quanto ao oleo... é pá, tem 300 kms, acho que com uma aparadeira lavadinha o oleo la pa dentro passo-o depois para as latas que ainda as tenho. se o oleo vier cagado tudo bem, agora de vir que ele está limpinho, não acho que se justifique trocar outra vez

se eu inclinar a mota o oleo vai todo para o lado contrario?? é que se vai nem tiro é o oleo fora...

uma coisa só... a embreagem só patina se eu enrolar o punho a berro, se for a manter a velocidade ela não patina.mesmo a puxar por ela desde que não force ela não patina.

@Edgar, a lima passa-se naqueles dentes da roda, na zona onde tem uma borra preta???



Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 22, 2012 9:04 am

Paulo Neto escreveu:


@Edgar, a lima passa-se naqueles dentes da roda, na zona onde tem uma borra preta???




exactamente onde temos as linhas vermelhas
passagens leves entre 10 a 15 segundos em cada uma
depois limpa-se a lima e passa-se para outra linha...
a lima deve ser murça e pequena...

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Discosembraiagem3


é uma passagem muito ao de leve
pois os discos têm um movimento de milimetros e fazem uma pequena cama nessa aresta

de uma forma exagerada... é para fazer o que está a verde...

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Discosembraiagem4


Manutenção da Embraiagem - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 22, 2012 9:44 am

já agora antes de fazer o que quer queseja verifica o cabo de embriagem não vá ser esse o culpado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Paulo Neto
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 22, 2012 4:53 pm

pessoal, mais uma vez obrigado pelas dicas... Manutenção da Embraiagem - Página 2 656644

hoje nao tive tempo de tirar a tampa, como as garagens não têm luz, é quase impossivel fazer alguma coisa lá, a não ser que seja de manha que é quando entra mais claridade.

mas fui com ela a yamaha para saber os preços da junta e dos discos.
e o que aconteceu entretanto é que a mota mesmo com bastante folga na manete a embreagem patina. por isso veio logo pra casa e segundo o mecanico da yamaha diz que são os discos de ferodo, para empenar os metalicos tinha de dar um valente escaldão...que foi coisa que não aconteceu.
amanha de manha vou abrir a tampa e chegar a alguma conclusão.

a junta 17€ Manutenção da Embraiagem - Página 2 1130193320
os discos o homem até me disse que arranjava da concorrencia por 80€ Manutenção da Embraiagem - Página 2 796959
total: 97€

andei então a ver no ebay.de, ao fim de algum tempo lá descobri com se diz embreagem em alemão (Kupplung)... e encontrei isto que se segue:

http://www.ebay.de/itm/Yamaha-XT-600-Z-E-ZE-Kupplung-Lamellen-Clutch-Kit-84-/290793147301?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item43b49f4ba5&_uhb=1#ht_812wt_906

http://www.ebay.de/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=230851089853&clk_rvr_id=414117022628&item=230851089853&lgeo=1&vectorid=229487#ht_1581wt_906
total: 62,95€

diferença: 34,05€

com a conjuntura que este pais está e o povo a levar por tabela, vou ter de seguir esta opção....tempo é dinheiro, e eu tempo tenho, o dinheiro é que não abunda...vou chatear alguem. Manutenção da Embraiagem - Página 2 122298
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 22, 2012 4:57 pm

Amigo Paulo, eu estou sempre tão ausente da secção da Oficina que nem reparei bem no teu tópico... quando as coisas me transcendem eu desligo! LOL

Eu comprei um kit embraiagem no ebay e até agora está a bombar fixe! Acho que fizeste muito bem em ir por esse caminho!

Eu até tenho ai um topico onde acho que tinha o link de onde comprei... Manutenção da Embraiagem - Página 2 546328
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Paulo Neto
Manutenção da Embraiagem - Página 2 Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 22, 2012 5:04 pm

Jarod escreveu:
Amigo Paulo, eu estou sempre tão ausente da secção da Oficina que nem reparei bem no teu tópico... quando as coisas me transcendem eu desligo! LOL

Eu comprei um kit embraiagem no ebay e até agora está a bombar fixe! Acho que fizeste muito bem em ir por esse caminho!

Eu até tenho ai um topico onde acho que tinha o link de onde comprei... Manutenção da Embraiagem - Página 2 546328

quanto tempo isso demorou pra chegar??? é que tive 40 dias sem mota por causa do arranque, nao queria nada ter mota só pro ano... Manutenção da Embraiagem - Página 2 1520770646
em principio deve ser mais rapido, porque a peça e bem mais pequena e leve e pelo que parece isto é uma empresa e não um particular que demorou mais de 3 semanas a enviar me a aranha e o volante.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manutenção da Embraiagem - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Embraiagem   Manutenção da Embraiagem - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manutenção da Embraiagem
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» A XT600E de Portalegre - VENDIDA - Agora por Óbidos nas mãos do Cjcorreia
» Manutenção da XTZ 660 Ténere
» Manutenção "diária"
» Manutenção XT 660 Z Ténéré 2008
» Registo de Manutenção ( XT 600 E )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: