Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Fortuna
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeQua Dez 15, 2010 4:05 pm

O OruxMaps é um software de navegação identico ao famoso OziExplorer mas para o OS do Google - Android 1.6 ou superior.

Na sequência de outro tópico resolvi dar uma espreitadela e foi na "mouche". A aplicação para converter os mapas é java pelo que funciona em linux e windows. Uma maravilha até eu ver que precisava de sacar os mapas (facil) mas tinha que os achar já geo referenciados.

No site do Cacos existem os ditos mapas. São eles:

- Cartas Militares - M888 e o ficheiro de .maps para georeferenciar

- Mapas Google Earth com os respectivos .map. Estas imagens usam imagens de satelite OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps 294891

Após o download (de muitos GIGAS) é preciso usar o software OruxMaps Desktop, extrair do zip e seguir estas instruções.

Falta-me testar isto no terreno mas parece promissor.

O problema é a bateria do tlm ser tipo cerveja... evapora rápido OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps 909462 Mas nada que um carregador de isqueiro não resolva. Ou em ultimo caso usando apenas para consulta e verificar a posição, tirar um azimute e lá vai alho caracol e couve... OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps 796959

Espero que isto seja util poruqe as imagens ficam com uma resolução do catano mesmo com zoom no tlm e não parece nada qd se vê no PC.
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeQua Dez 15, 2010 6:22 pm

As do google earth estão incompletas... são só 150 deviam ser 612 para combinar com os mapas militares.

Parece que dá para usar o Google Earth para tirar as ditas imagens mas requer algum tempo disponível... Se tiver novidades, eu aviso.

De qualquer forma as cartas militares funcionam.

Usei a carta da minha região e após o lock de satélite a minha localização bateu certa no mapa (ainda que o mapa seja desactualizado)...
Ir para o topo Ir para baixo
Lupan
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Lupan


Moto : Yamaha XT 600 X 2008

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 4:46 pm

Boas, eu saquei isso para o meu android, ainda ando um pouco à nora. Dos mapas online o que me parece melhor é o microsoft earth. Criei um pequeno mapa off road, mas ainda não experimentei, mas converti o mapa para 1200 +/- imagens (para o tamanho maior) quando tento reduzir o zoom vai de imediato para o mapa mundo. Devo por com menos imagens? Outra duvida que tenho é que quando iniciar o track, vai aparecer a indicação de caminho ( a seta)? Isto parece-me porreiro, mas é pena não dar pa sacar o microsoft earth completo isso era o ideal...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 4:57 pm

o problema dos mapas de imagens reais é qu ou ficam muito grandes ou ficas com muitos mosaicos
Para usares diferentes níveis de zoom tens de descarregar em diferentes níveis
podes tambem usar um programa chamado MOBAC para criar um atlas que é um conjunto de mapas
e calibrações para o programa usar em offline

ou podes simplesmente usar em online se tiveres tráfegos ilimitado

Não tenho muita experiencia com o orux mas se quiseres uma seta a indicar a direcção do inicio do percurso deves fazer um waypoint no local do inicio do percurso e depois navegar até a esse waypoint
se o waypoint for em estrada podes fazernavegação por um software "normal" de naviegação on-road até ao ponto de inicio do track depois segues o risco no outro software a partir daí
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeSeg Nov 19, 2012 5:37 pm

penso que o zoom maior é muito "longe" para ser prático

já agora há entretanto novos softwares disponíveis para android nomeadamente o androzic (clone do ozi para android) e tambem a versão de android do oziexplorer oficial

MAs fuincionam todos de forma semelhante e o grande problema é sempre o mapa

Já agora que aparelho estás a usar e como o fixas na mota ?
nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Lupan
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Lupan


Moto : Yamaha XT 600 X 2008

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 12:15 am

Boas, eu ainda não estou a usar OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps 268840 , mas estou a ver se sim, é um sony erickson live walkman. Eu não percebo nada disto, é tudo novidade, mas saquei agora uns mapas do site topolusitania e já estão operacionais no tlm. foi só portugal e ilhas heheh. Quanto a fixar queria experimentar antes de mais uma capa de neopren que tenho com um velcro , uso para andar de bicicleta, com o tlm preso ao braço e a ténéré tem uma prolongação da aranha por cima dos manómetros onde me parece que não ficará mal, mas a ver vamos...
Ir para o topo Ir para baixo
krieg
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
krieg


Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 8:41 am

Os cromos da informática dizem: Jogos não é no pc, é na consola.

E a Navegação não é no telelé, é no GPS. OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps 919911

Ir para o topo Ir para baixo
Lupan
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Lupan


Moto : Yamaha XT 600 X 2008

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 11:17 am

Então, os entendidos dizem que não devo usar o tlm? Mas por algum motivo em especial? Ando a ver um garmin 60 CS, mas o tipo tá a pedir um bocado (muito) e aquilo já é de 2005, ainda para mais os mapas do orux parecem bem melhores...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 11:41 am

Os garmin são bons mas não são indestrutíveis e são muito caros
Se tivesse 500€ para gastar em satnav comprava um montana ou colorado

Na minha opinião se for só para dar a volta ao mundo comprarva um garmin novo todo de gama
mas para andar por aqui um gps barato ou um android chega perfeitamente

OGPS que uso agora custou-me 55€ já com portes tem ecrã 4.3 e ainda no domingo fez o passeio tt na aguieira sem problema nenhum só tens de arranjar uma caixa protectora e adapatar a alimentação e quase qualquer aparelho funciona bem
Com excepção dos garmin e TOM tom quase qualquer satnav se pode colocar ozi com mapas militares

No jumbo há androids marca pistola a 99€ com ecrã 3,5 camara e Android ICS 4 , dual sim , câmara etc ( 2 anos de garantia)

Nuno


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Paulo Neto
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 11:44 am

Boas, eu ando com um android smartphone, com o Orux instalado e tambem com o wikiloc, no Orux uso as cartas militares, no wikiloc só com a net ligada para ter o mapa do google, mas não é viavel porque em off road estas sujeito a ficar sem rede e ficas sem mapa. mas o Orux tem cumprido a função na perfeição.

o problema dos smartphones é as vibrações da mota em off road, o aparelho tem tendencia a ganhar folgas, o meu ficou com mau contacto na bateria e desligava se, resolvido com uma cunha de papel a fazer pressão na mesma.
depois tens o problema com a chuva e salpicos em off road que eu resolvi de uma forma barata na dechatlon que é o que referiste, a bolsa de neoprene de prender no braço que aplico direto no suporte do GPS.

os mapas para andar em off road pouco ou nada se desatualizam, a não ser que cortem os trilhos com uma via rapida ou outra obra qualquer, de resto os trilhos estão lá na mesmo desde o tempo da maria cachucha.

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Bild0037c

Ir para o topo Ir para baixo
Lupan
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Lupan


Moto : Yamaha XT 600 X 2008

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 11:56 am

Então e estás contente com isso? É exatamente essa bolsa que tenho.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Neto
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Paulo Neto


Moto : KLE 500

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 12:17 pm

estou, o visor é que é um pouco pequeno 3.6, mas dá pra ver na perfeição. tem uma coisa boa que o meu ndrive nao tem, é o controlo de luminosidade do visor. faz bastante diferença com o sol a bater, mas tem um contra, com as luvas colocadas não consegues fazer nada, tens de tirar as luvas. no ndrive nao preciso de as tirar.

tenho tambem instalado o tmndrive, que é gratuito está sempre em atualização.

para o uso que lhe dou, satistaz na perfeição.
Ir para o topo Ir para baixo
Lupan
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Star310
Lupan


Moto : Yamaha XT 600 X 2008

OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitimeTer Nov 20, 2012 2:26 pm

Pois, o meu é 3.2, mas o ecrã do garmin 60 cs por ex ainda é mais pequeno... por isso é que estou na duvida se devo investir num gps off road ou ficar com isto, na volta começo é a usar road book que ainda deve ser o melhor...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Empty
MensagemAssunto: Re: OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps   OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
OruxMaps - SatNav em Android com Topomaps
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» GPS - Android
» As melhores aplicacaoes android para motociclistas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo, :: Navegação-
Ir para: