Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | Top case. | |
|
+16sergio_XT24 shok Bruno Sousa Pmvpires Yeti Marco19 Fortuna vasfred rui braz lpc007 rummi neves Jarod Edgar javleitao frdsilva 20 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
rui durao
Moto : Yamaha XT660Z tenere
| | | | frdsilva
Moto : XT 600E 2001 Azul!
| Assunto: Re: Top case. Qua Abr 27, 2011 10:57 am | |
| | |
| | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 12:58 pm | |
| Depois de me fartar de andar com o meter coisas dentro do saco e o estica elástico, resolvi comprar também uma top case. Sim, eu sei, fica um bocado feio, isto é, menos bonito (estamos a falar duma XT). Mas, que é prático é, muito prático mesmo. Sei que, por vezes, são alvo apetecível para os amigos do alheio em locais mais problemáticos e susceptíveis, mas como estamos em Évora, cidade pacata, à partida é tranquilo. Há sempre a alternativa de o retirar facilmente com um click no botão de encaixe. Os de alumínio são exageradamente caros e, após uma busca por essa net afora, descobri cá em Portugal mais barato que em ebays, amazons e lojas estrangeiras comprei numa loja online e física chamada Moriti. A escolha caiu sobre um Givi E370 que, penso ter uma capacidade aceitável, sem ficar demasiado grande em cima da XT. Hoje forrei-o com alcatifa industrial (aquela mais fina) de modo a proteger o capa e a viseira. Para mim, chega perfeitamente para levar a minha pouca tralha (só faz falta o que se tem e o que se leva) para uma viagem até 7 dias. Cá fora só vai a barraca e a manta. Ficam umas fotos. | |
| | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 1:00 pm | |
| Só há um problema. Isso para quando se anda fora de alcatrão não se recomenda pelo que vais ter que atafulhar tudo novamente De resto, já vi pior. Até não fica tão mal como pareces fazer crer. | |
| | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| | | | Jordao
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 1:25 pm | |
| Vocês têm referido que em off road não é aconselhável a top case. Eu até percebo porquê. Pancadas, saltos, etc... Mas e no caso das malas laterais, p. ex. de alumínio, o problema não é o mesmo? | |
| | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 3:18 pm | |
| Ir "doucement" pode não ser o sificiente num ressalto. Atrás aquilo que a suspensão parece resolver o que está dentro do top-case sente e move-se... Até que ponto o suporte do top-case aguenta é algo que não sei. O problema é o modo como os top-cases são presos e a maneira como as forças agem (na vertical) especialmente se houver algum peso a mais no top-case. Videos de top-cases a saltar não faltam, mas malas laterais ainda estou para conhecer 1 caso. Por outro lado, para TT sou mais adepto de softcases. Partir uma mala lateral ou pior os apoios em caso de QUEDA é mais dificil de remendar que um soft-case onde fita daquela xpto resolve caso rasgue ( o que tambem não é facil) Por outro lado, eu de fisica pouco ou nada percebo e o que eu escrevo nem sempre vale alguma coisa Perdoem-me o off-topic. Só referi por causa da vontade do amigo ir "doucement". É que eu tambem digo o mesmo e depois é o que se vê e achei que, por isto, valia a pena referir este assunto. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 3:24 pm | |
| - Jordao escreveu:
- Vocês têm referido que em off road não é aconselhável a top case.
Eu até percebo porquê. Pancadas, saltos, etc...
sem querer repetir o que o Fortuna disse... mas ele foi mais rapido que eu a postar a resposta...
Mas e no caso das malas laterais, p. ex. de alumínio, o problema não é o mesmo? Boas... O top case faz subir o centro de gravidade da mota... em off road meia dúzia de quilos acima do nível do banco fazem muita diferença... outra coisa que acontece com o top case... é: quando vai sem carga, não há grande problema... agora quando vai carregado com os balances fora de estrada que são autenticas marteladas pode partir a sua fixação de plástico... os fechos também deixam muito a desejar... mas numa utilização de estradões sem quedas ta-se bem... os top cases quando são pequenos não dão grandes problemas... mas quando são maiorzitos, numa queda fora de estrada para o lado, em que o peso da mota fique sem cima deles... podem nunca mais serem aquilo que eram As malas de alumínio são outra coisa o peso fica a baixo do banco e torna a carga mais leve de transportar fora de estrada... quando a mota vão ao chão normalmente elas sobrevivem sempre... quando são boas... normalmente são feitas duma peça única bem quinada e com poucas soldaduras... que em caso de azar amarrota, amolga, mas continua e não compromete a viagem... Os suportes laterais das malas, normalmente são tão fortes ou mais que crash bar (normalmente fixos em 4 pontos diferentes) Acho que tudo tem vantagens e desvantagens... as malas no meio do transito é do caraças... e numa XT600 em estrada aberta faz de travão aerodinâmico... Acho que a nova Tenere tanto a 660 como a 1200 conseguiu combinar tudo sem comprometer nada | |
| | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 6:30 pm | |
| Pois é.
Há sempre o reverso da medalha e, tudo tem prós e contras, vantagens e desvantagens.
Se houver incursão off road ao longo duma viagem, só há uma coisa a fazer: ir devagar (para chegar longe) se o peso for significativo e, o terreno muito irregular.Tentar acondicionar a carga de modo a que não ande aos saltos lá dentro.
De resto, todos sabemos que, mesmo nas cidades onde andamos todos os dias, também existem grandes buracos, tampas de esgoto desniveladas calçadas do pior, etc. etc. e aqui circulamos mais à vontade, mais depressa e, sem a concentração do offroad
Numa volta de campo previamente combinada claro está, é só deixar em casa.
Até se danificar é bom e prático. Quando se estragar é fácil, repara-se ou compra-se novo. | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Top case. Qui Jul 28, 2011 9:48 pm | |
| Boas Eu por norma não uso o top case quando ando em off road, mas acontece muitas vezes off road sem estar programado. Basta ir as compras e na volta apetecer-me vir por maus caminhos. Até já andei cerca de 1km com o top case aos saltos pelas travessas da linha de comboio Quando vou para o trabalho, costumo fazer um atalho que tem um salto porreiro e normalmente vou com o top case com o almoço lá dentro. O pior é a fruta que fica tantas vezes pisada O top case é um dos mais baratos, um kappa de 30litros. Na fixação está como novo. Agora entre as duas partes existe uma folga do carago em que tive que meter um bocado de esponja porque fazia barulho. Quanto ao cair, cai uma vez com o top case na areia fofinha e outra em casa com a mota parada, o descanso não estava bem para a frente e puff. O top case não sofreu nada nem numa nem noutra. Já durou um ano e 2 meses e talvez uns 8000km rodados em cima da mota. É a minha experiência sobre o assunto. Cumps | |
| | | Jordao
| Assunto: Re: Top case. Sex Jul 29, 2011 2:19 am | |
| Obrigado pelas respostas! Tal como o Fortuna, tb sou adepto de sacos estanques ou similares. Mas têm uma grande desvantagem, quando estamos de viagem, o sentimentos de segurança em relação aos nossos pertences não é o mesmo. Digo eu. Com top case ou malas laterais, as coisas estão lá dentro trancadas e pode-se encostar a mota em qualquer lado. Com os sacos, já não é bem assim... Felizmente nunca tive problemas, embora já tenha arriscado... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Top case. | |
| |
| | | | Top case. | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|